Resumo

Título do Artigo

WORK DESIGN E TRABALHO REMOTO: DESAFIOS ENFRENTADOS EM RAZÃO DA PANDEMIA - COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

work design
trabalho remoto
Covid-19

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Silvana Regina Ampessan Marcon
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) - Área de Humanidades
2 - João Ignacio Pires Lucas
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) - Humanidades
3 - Lília Kanan
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE (UNIPLAC) - Pró Reitoira de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação
4 - Magda Macedo Madalozzo
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) - Administração e Psicologia
5 - Sabrina Goettert de Britto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) - Caxias do Sul

Reumo

Com o avanço da pandemia COVID-19 diversos setores da sociedade civil experienciaram mudanças nas formas de organização do trabalho que afetaram o conteúdo, a organização das tarefas de trabalho, os relacionamentos e as responsabilidades (Marcon, Kanan, Lucas & Madalozzo, 2019) e acompanhar os efeitos dessas mudanças associadas à pandemia de Covid-19 no work design (WD), é necessário. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificar as consequências das transformações do trabalho no WD.
Quais as consequências das transformações digitais no work design em razão da pandemia? O objetivo geral é identificar quais as consequências das transformações digitais no work design em razão da pandemia.
Em março de 2020, a OMS declarou a Covid-19 como uma pandemia, o que de acordo com Schueler (2020) é traduzida como uma disseminação a nível mundial de uma nova doença. Bapuji, Patel, Ertug e Allen (2020) afirmam que a pandemia destacou as desigualdades de emprego, porque teve efeitos diferentes sobre os indivíduos, dependendo do tipo de trabalho que exercem. Os projetos de trabalho, quando enriquecidos, tendem a oportunizar resultados individuais e organizacionais positivos (Humphrey, Nahrgang e Morgeson, 2007). Klonek e Parker (2021) alertam que os gestores precisam prestar atenção no WD.
As possíveis consequências humanas, sociais e econômicas da pandemia de Covid-19 no WD ainda se desvelam, com potencial tanto de precarização, quanto de aprimoramento da vida em sociedade. Analisar seus efeitos, mais do que relevante e contemporâneo, se mostra urgente, embora é necessário considerar que este tema é ainda muito recente. Os principais resultados encontrados na revisão integrativa confirmaram alterações significativas nas formas de organização do trabalho, muitas delas compulsoriamente delineadas pelos limites do trabalho remoto.
A primeira constatação é de que a especificidade dos tipos de tarefas influencia nos formatos de WD, com uma diversidade de novos arranjos, mas que não podem ser generalizados, demonstrando a importância de considerar essas novas formas de organização do trabalho de modo singular e até individual. O gestor poderá se beneficiar de novos WD ao considerar as particularidades das tarefas, conhecimentos e relações socioprofissionais próprias do seu contexto. Como consequência, a flexibilização na utilização das modalidades presenciais, remotas e mistas precisa ser considerada.
Morgeson, F. & Humphrey (2006). The Work Design Questionnaire (WDQ): Developing and Validating A Comprehensive Measure for Assessing Job Design and the Nature of Work. Journal of Applied Psychology, 91(6), 1321-1339. doi:10.1037/0021-9010.91.6.1321. Parker, S. K., Johns, G. & Morgeson, F. P. (2017). One Hundred Years of Work Design Research: Looking Back and Looking Forward. Journal of Applied Psychology, 102(3), 403-420. Schueler, P. (2021). O que é uma pandemia. Ministério da Saúde. Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763