Resumo

Título do Artigo

MELHORIAS NO PROCESSO DE PICKING DE PEDIDOS: UM ESTUDO EM UMA FÁBRICA DE QUEIJOS FINOS ARTESANAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Picking
Planejamento estratégico
Queijos artesanais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Joyce Fernanda de Oliveira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Poços de Caldas
2 - Luciel Henrique de Oliveira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Poços de Caldas

Reumo

Este trabalho é um estudo de caso em uma fábrica de queijos finos localizada em Poços de Caldas-MG, que trabalha com diversos tipos de queijos especiais desde 2010. O crescimento da comercialização de queijos artesanais no país está em ascensão devido a novas regras estabelecidas. Dessa maneira o aumento anual pela demanda de queijos artesanais, ocorre também o aumento dos pedidos e assim surge a necessidade de mais cuidados no processo de picking de pedidos.
A empresa analisada apresentava deficiências em controle e desperdícios, e assim esta pesquisa partiu do seguinte problema: Como melhorar os processos de picking de pedidos, por meio do planejamento de operações e de vendas em uma fábrica de queijos finos?
Uma boa gestão de estoques consiste em manter nos depósitos, mercadoria suficiente para o giro do negócio, sem problemas causados por sobras ou falta de produtos. A empresa precisava criar processos de picking de pedidos, por meio de melhorias nos registros, no controle de estoques e do planejamento de operações de produção e de vendas. A falta de controle na linha de produção afetava a jornada de trabalho. A quantidade de pedidos sem o determinado controle gerava horas extras, principalmente aos sábados.
Foi criada uma ordem de produção, que passou a ser entregue aos funcionários um dia antes de produzi-la, com a contagem de estoque era feita diariamente da seguinte forma: estoque final do dia anterior era o estoque inicial do próximo dia, e nele eram inclusas todas as movimentações ocorridas durante esse período, as vendas, produção e as perdas, foram realizadas também a divisão de tarefas, com o início de especialização. Foi criada uma ordem de produção, que passou a ser entregue aos funcionários um dia antes de produzir e a produção passou a ser feita de forma puxada, conforme a demanda.
Com a implantação das melhorias propostas trouxe as seguintes contribuições para a empresa: redução de gastos, o que resultou em aumento do faturamento, economia, uma vez que a quantidade de produtos foi reduzida e passou-se a investir somente no necessário; também foram evitadas complicações como perdas, avarias, desperdícios, falhas humanas e técnicas, produtos sem giro e possibilitou um controle de estoque mais efetivo e assertivo.
Além de resolver um problema pontual da empresa, o trabalho também serve de exemplo e inspiração para o desenvolvimento de ações semelhantes e posterior relato em outras empresas, em situações que a adoção de medidas simples e práticas, alicerçadas em embasamento teórico adequado, podem contribuir para melhorias operacionais.