Resumo

Título do Artigo

NOTÍCIAS FINANCEIRAS E O CUSTO DA INFORMAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE COMPLEXIDADE TEXTUAL E A DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO
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Palavras Chave

Notícias financeiras
processamento textual
Volume transacionado

Área

Finanças

Tema

Apreçamento de Ativos

Autores

Nome
1 - Ruan Rodrigo Araújo da Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Nova Cruz
2 - Anderson Luiz Rezende Mól
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - rodrigo raposo da fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

A visão do investidor que começa o dia com um copo de café e um jornal parece permear o imaginário popular, esta pesquisa se baseia na premissa que notícias são marcos de eventos informacionais para investidores. A segunda premissa deste estudo é que o processamento das informações sinaliza o custo da informação financeira, com o advento da internet a busca por notícias se tornou mais fácil, já a complexidade textual pode sinalizar o custo e o esforço necessário para compreender o conteúdo do texto da notícia (LILLOet al., 2015; BAI; PHILIPPON; SAVOV, 2016).
Como avaliar o valor de uma informação no mercado financeiro? A hipótese dos mercados eficientes diz que o preço reflete toda a informação. Esta pesquisa considera que o processo pelo qual agentes com diferentes níveis de informação interagem ocorre por meio de transações não síncronas que consomem ordens geradas em assimetria de informação, este o volume negociado sinalizaria a velocidade de propagação da informação (FAMA, 1970; AVDIS, 2016). Este ensaio verifica se o custo para adquirir informações, a partir de notícias, pode explicar a velocidade de assimilação de informação no mercado.
Ao considerar o fluxo de informação como causador da mudança de preços a “Teoria de Aquisição de Informação em Sistemas Dinâmicos” preconiza que o custo da informação está relacionado a oferta dos ativos financeiros e com a velocidade de propagação da informação, maiores custos estariam relacionados com mais lenta propagação da informação e menores volumes de transações. De acordo com a “Hipótese do Sapo na Panela”, o ingresso de informação seria responsável por atiçar a atenção dos agentes e também poderia afetar a velocidade da informação financeira (DA; GURUN; WARACHKA, 2014; AVDIS, 2016).
Os dados foram coletados de duas fontes, dados financeiros e contábeis foram adquiridos da Thomson Reuters. As notícias foram coletadas diretamente dos canais Valor Econômico, Exame e InfoMoney e processadas para criação das variáveis de contagem de notícias, sentimento textual e complexidade textual por meio de algoritmo próprio. O sentimento textual foi baseado na metodologia de dicionário, pela classificação das palavras positivas e negativas, a complexidade textual foi baseada no índice de Flesch (1948). O método de análise foi a abordagem GMM sistêmica.
Os principais resultados indicam que notícias mais simples são responsáveis por maiores volumes de negociação, mas sãos as notícias mais complexas as responsáveis por maior sensibilização da atenção dos investidores. Em relação a comparação entre sentimento textual e complexidade textual, para o contexto da velocidade de ingresso da informação financeira, foi percebido que o sentimento afeta o volume negociado no dia de publicação da notícia e a complexidade a partir do dia posterior até, pelo menos, 12 meses após sua publicação.
Considerando os resultados válidos para a amostra e metodologia estudada, os resultados permitem concluir que notícias menos complexas estão relacionadas com maiores velocidades de propagação da informação, mas menos atenção dos investidores. Esses resultados indicam que a complexidade textual pode ser proxy para o custo de aquisição da informação. Também foi possível verificar que as notícias têm dois fatores que afetam o preço de formas distintas, o sentimento determina a volatilidade curto e a complexidade médio e longo prazo.
AVDIS, E. Information tradeoffs in dynamic financial markets. Journal of Financial Economics, Elsevier, v. 122, n. 3, p. 568–584, 2016. DA, Z.; GURUN, U. G.; WARACHKA, M. Frog in the pan: Continuous information and momentum. Review of Financial Studies, v. 27, n. 7, p. 2171–2218, 2014. FLESCH, R. A new readability yardstick. Journal of applied psychology, American Psychological Association, v. 32, n. 3, p. 221, 1948. BAI, J.; PHILIPPON, T.; SAVOV, A. Have financial markets become more informative? Journal of Financial Economics, Elsevier, v. 122, n. 3, p. 625–654, 2016.