Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE EMPREENDEDORISMO: um estudo bibliométrico da abordagem do termo no setor público
Abrir Arquivo

Palavras Chave

empreendedorismo
Produção cientifica internacional
Bibliometria

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Jorge Leal da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Viçosa
2 - Lívia Aladim Matosinhos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Viçosa
3 - Gabriel Fernandes Lobo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - Ouro Preto

Reumo

O termo empreendedorismo apresenta plural aderência em diversas áreas do conhecimento, porém se observa ampla literatura aplicada em sua área de origem, o setor privado. No entanto por seu uso não ser restrito às outras áreas como a administração pública, cabe empregar esforços que clarifiquem o emprego e/ou transposição do termo de modo apropriado à lógica das organizações do setor público. Nesse sentido, entende-se que a ausência de paradigmas e ambiguidades são características que circundam o emprego do termo em pesquisas científicas.
Ao assumir como pressuposto a ambiguidade e ausência de paradigmas que circundam os estudos sobre empreendedorismo, questiona-se qual tem sido afinal a abordagem que pesquisadores tem empregado ao tema? Nessa esteira, tem-se como recorte de pesquisa, especificamente os esforços envidados sobre a temática em organizações do setor púbico, cujo objetivo é analisar trabalhos publicados em periódicos internacionais sobre empreendedorismo na área de administração pública na base de dados da Web of Science (WoS), no período de 2014 a 2019.
Por não ser único e imutável, o termo empreendedorismo é passível de abordagem a partir de múltiplas perspectivas (HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2014) operadas em suma por três abordagens de acordo com Boava (2006), a saber: ator, processo e contexto.
Se dividiu em três principais passos, em que o primeiro levantou dados secundários oriundos da plataforma Web Of Science (WoS) para realizar bibliometria referente aos trabalhos produzidos entre 2014 e 2019. Já o segundo passo, os dados foram estruturados com o auxílio de softwares como “VOSViewer” e “SciMAT”, fundamentais para realizar o terceiro passo de categorizar as informações e discuti-las.
Traz detalhadamente a produção científica por países, bem como as relações em redes como forma de disseminar o conhecimento produzido, identificando pontos como a fragmentação e predominância de origem estadunidense nos trabalhos. Para além de informações das organizações, departamentos/setores e autores responsáveis pela produção na área, discute a abordagem do termo empreendedorismo adotada nos trabalhos de maior repercussão e as principais referências bibliográficas utilizadas por autores da amostra do presente estudo.
Trabalhos com maior repercussão originam-se de departamentos/setores vinculados à área de ciência política e administração empresarial. Identificou-se predominância da abordagem processual do termo a partir da análise das palavras chave, porém por outro lado, pela análise do título e resumo, observou-se que o foco se concentrou na abordagem do ator inserido no processo empreendedor, e por fim abordagem do contexto tem sido pouco adotada. Outra consideração é que embora tenha se concentrado nos Estados Unidos, revelou-se que há certa fragmentação nos trabalhos produzidos em países específicos.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. BOAVA, D. L. T. Estudo sobre a dimensão ontológica do empreendedorismo. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2006. BARON, R.; SHANE, S. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning, 2007. DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986