Resumo

Título do Artigo

Competências coletivas: sua influência em gestão estratégica organizacional, grupos, equipes e coletividades
Abrir Arquivo

Palavras Chave

competência coletiva
gestão estratégica organizacional
equipe

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Roberta Salgado Gonçalves da Silva
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR) - São Carlos

Reumo

Este trabalho é uma revisão de literatura sistemática com foco na influência da Competência Coletiva (CC) em gestão estratégica organizacional, grupos, equipes e coletividades, em âmbito nacional e internacional.
A finalidade é identificar essa influência e os modelos (ou estruturas) para o desenvolvimento ou a validação de experiências. Possui foco na definição de Boreham (2004) em que CC pode ocorrer a partir da junção de três elementos: senso coletivo dos eventos no local de trabalho; desenvolvimento e utilização de uma base coletiva de conhecimentos; e construção de um senso de interdependência, desde que a unidade de análise sejam grupos, equipes ou coletividades.
Já a CC está associada às organizações, cuja característica é funcional ou aos grupos, sob o aspecto social. De acordo com Bonotto e Bitencourt (2006), CC pode ser entendida como a capacidade de um grupo de pessoas atingir um objetivo comum, tendo como base uma visão compartilhada construída a partir da qualidade dos processos de interação entre essas pessoas, do contexto e do sentido que essas pessoas conferem ao grupo e as suas atividades.
Resultados de análise: quatro instrumentos de desenvolvimento de CC; novas relações com a aprendizagem social; a ação coletiva e dimensões do capital social; termos como competências dinâmicas e rede de interações; presença nas áreas de Tecnologia da Informação e da Administração Pública, além da administração de empresas; e a presença no ambiente de Pequenas e Médias Empresas.
O trabalho não pretende esgotar as análises em CC e pode contribuir com gestores e líderes que valorizam uma visão compartilhada no local de trabalho
Bonotto, F., Bitencourt, C. C. (2006). Os elementos das competências coletivas em grupos de trabalho-a experiência da Copesul. XXX Encontro Anual da ANPAD. Salvador: ANPAD. Boreham, N. (2004). A theory of collective competence: Challenging the neo-liberal individualisation of performance at work. British Journal of Educational Studies, 52(1), 5-17. Clark, C. R. (2016). Collective action competence: an asset to campus sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, 17(4), 559-578. Furniss, D., Curzon, P., & Blandford, A. (2018). Exploring organisational competences