Resumo

Título do Artigo

REVISÃO LITERARIA DA HOSPITALIDADE, MOBILIDADE & MOBILIDADE CORPORATIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Hospitalidade
Mobilidade
Mobilidade Corporativa

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Anderson Soares Lopes
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
2 - Elizabeth Kyoko Wada
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - PPG em Hospitalidade

Reumo

O presente estudo apresenta considerações sobre a hospitalidade, a atividade da mobilidade e a questão da mobilidade corporativa. Estes assuntos se entrelaçam e vem gerar novas perspectivas. Por exemplo, os limites dos direitos dos refugiados para a atual crise de deslocamento humano, as repostas hospitaleiras para esta mobilidade humana e a capacidade de prover hospitalidade (McNevin & Missbach, 2018). Dentre as principais contribuições deste estudo, verifica-se a formação do pensamento ao considerar a relação entre a hospitalidade e a mobilidade corporativa.
O problema da pesquisa é, qual é a relação entre a hospitalidade, a mobilidade e a mobilidade corporativa? O objetivo principal da pesquisa é, verificar as variáveis associadas a terminologia a hospitalidade e a mobilidade corporativa. Mediante estas considerações, os objetivos específicos buscam: - (O1) Traçar reflexões a respeito da hospitalidade; - (O2) Apresentar as principais variáveis associadas a hospitalidade e mobilidade corporativa; - (O3) Demonstrar as principais terminologias e instituições que mais publicam sobre a hospitalidade, mobilidade e a mobilidade corporativa.
A mobilidade é um importante impulsionador de integração social (Geis, 2019). A mobilidade é um comportamento aprendido que se baseia em ações repetitivas (Geis & Schulz, 2016; Geis, 2019) que vai muito além da atividade de ir e vir. A mobilidade humana se entrelaça com aspectos que envolvem a hospitalidade, os recursos humanos e a sua força de trabalho. A mobilidade alcançou o campo corporativo, principalmente pelo fenômeno da globalização, esta atividade no ambiente das cidades vem a ser força motriz para a modernização das sociedades modernas (Kesselring, 2015).
Na pesquisa ao entrelaçar os temas hospitalidade e mobilidade corporativa não foi localizada nenhuma ocorrência de documento. Por isso, efetuou-se nova pesquisa com os termos hospitalidade e mobilidade. Desta forma, foram localizados 143 documentos, onde 134 materiais encontravam-se na língua inglesa e 107 materiais eram artigos. Observa-se que 37 destes documentos foram publicados nos Estados Unidos, 35 no Reino Unido e 16 na Austrália. No ano de 2010 ocorreram as primeiras publicações que entrelaçaram estes temas com 5 documentos e em 2018 registrou-se o ápice com 29 publicações.
Por isto, mediante ao problema da pesquisa, qual é a relação entre a hospitalidade, a mobilidade e a mobilidade corporativa? Na esfera cientifica destaca-se na produção de materiais localiza-se principalmente publicações na forma de artigos e na língua inglesa e que os principais países para publicação são Estados Unidos, Reino Unido e a Austrália. Objetivo principal da pesquisa, verificar as variáveis associadas a terminologia a hospitalidade e a mobilidade corporativa. Destaca-se que as principais variáveis localizadas foram hospitality, mobility, tourism, migration e hospitality industry.
Geis, I. (2019). Foreign countries, foreign customs: an analysis of short-distance mobility of new immigrants in the Rhine-Main region in Germany. European Transport Research Review, 11(1), 23. Kesselring, S. (2015). Corporate mobilities regimes. Mobility, power and the socio-geographical structurations of mobile work. Mobilities, 10(4), 571-591. McNevin, A., & Missbach, A. (2018). Hospitality as a Horizon of Aspiration (or, What the International Refugee Regime Can Learn from Acehnese Fishermen). Journal of Refugee Studies, 31(3), 292-313.