Resumo

Título do Artigo

Modelo de Avaliação de Desempenho Global para Instituições de Ensino Básico Públicas Estaduais e Municipais
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Palavras Chave

Avaliação de desempenho organizacional
Indicadores de desempenho
Instituições de ensino básico

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Daniel Martins Abelha
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
2 - Mitio Sakai
Faculdade de Administração-USP - São Paulo
3 - Alexandre Rodrigues Cajuela
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
4 - Hamilton Luiz Correa
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Em um cenário globalizado e competitivo, para obter desempenho organizacional, as organizações necessitam estabelecer mecanismos que forneçam informações oportunas para o processo de tomada de decisão (Porter, 1989). Novos modelos de avaliação de desempenho organizacional têm surgido na sociedade, na tentativa de mensurar as principais dimensões e perspectivas do negócio (Petrini, Scherer & Back, 2016). E isto não tem sido diferente no ambiente educacional brasileiro, marcado por desafios e complexidades inerentes ao setor, em especial, na educação pública no nível do Ensino Básico.
As políticas públicas não têm se mostrado eficazes no atingimento das metas e objetivos para o Ensino Básico (Sassaki et al., 2018; Rocha & Funchal, 2019). Assim, como forma de compreender esse fenômeno e colaborar com o aperfeiçoamento deste segmento educacional crucial para o desenvolvimento do país, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de desempenho global para instituições de Ensino Básico públicas estaduais e municipais.
As instituições educacionais públicas, embora estejam sujeitas aos mesmos princípios da Administração, diferem das organizações empresariais no tocante aos propósitos que dão sentido à sua existência, cuja metodologia de gestão deveria se focar na avaliação de resultados e prestação de contas direcionada para a dimensão social (Lugobini et al., 2013). Entretanto, tanto as organizações educacionais públicas como aquelas empresariais se assemelham no tocante a dependência de recursos econômico-financeiros, infraestruturais e tecnológicos (Galvão, Corrêa & Alves, 2011; Corrêa & Cunha, 2013).
O estudo apresenta uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Foi utilizado o estudo de caso como método de pesquisa (Eisenhardt, 1989; Yin, 2015), além do levantamento bibliográfico. As fontes de informação foram três escolas públicas de Ensino Básico presentes na cidade de São Paulo e as técnicas para coleta de dados foram entrevistas com pessoas em postos-chave, análise documental e observação direta não-participante. A técnica de análise de conteúdo contribuiu para a interpretação dos relatos e experiências dos entrevistados e mensagens documentais (Bardin, 2016).
Nas três escolas foram verificadas a mesma rotina de atividades educacionais e pedagógicas, cuja gestão é regida pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), Base Nacional Comum Curricular e pelos calendários escolares e regimentos internos. Foram constatados quatro pontos importantes que apontaram para uma tendência de mudanças na gestão escolar dessas entidades pesquisadas, que se implementadas e integradas às dimensões do modelo proposto, como "Tecnologia", "Infraestrutura" e "Comunidade Escolar", colaborariam com melhorias em médio e longo prazo no desempenho organizacional dessas instituições.
O estudo possibilitou a compreensão de fatores que poderiam estar dificultando as organizações escolares pesquisadas de realizarem seus objetivos e cumprirem as expectativas para atingir a sua missão educacional e social. Ao introduzir e integrar as dimensões do modelo proposto, com a Comunidade Escolar sendo protagonista, será possível ter um impacto social positivo nestas organizações. Além disto, o trabalho indica a necessidade de ampliação de novas pesquisas a fim de colaborar com melhorias nos processos de gestão educacional, baseados em metodologias de avaliação de desempenho global.
Aragon-Correa, J. A., Marcus, A., Rivera, E., & Kenworthy, A. I. (2017). Sustainability management teaching resources and the challenge of balancing planet, people, and profits. Academy of Management Learning & Education, vol. 16, nº 3, p. 469-483. Petrini, M., Scherer, P., & Back, L. (2016). Modelo de negócios com impacto social. Revista RAE, vol. 56, nº 2, p. 209-225. Lugobini, L. F., Soares, L. S., Corrêa, H. L., Chiareto, J., & Dias, B. G. (2013). Avaliação de desempenho de escolas técnicas estaduais de São Paulo: um modelo baseado em indicadores. XXXVII Encontro da Anpad.