Resumo

Título do Artigo

Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas Desenvolvedoras de Software
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Desenvolvimento de Software
MPME

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Josemar Viana da Silva
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS IBMEC (FACULDADES IBMEC) - Rio de Janeiro

Reumo

O estudo investigou fatores determinantes da capacidade de inovação das empresas, no âmbito das micro, pequenas e médias empresas desenvolvedoras de software brasileiras. Utilizando como base o Censo da Federação de Associações da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal de Entidades de Tecnologias de Informação e Comunicação (ALETI) de 2015, abordou-se o tema inovação seus antecedentes, mensurando e avaliando os seus efeitos desde a aquisição de conhecimento até a transformação deste em um produto ou serviço, verificando e analisando o impacto no desempenho econômico da empresa.
Objetivou-se avaliar diversos fatores determinantes da capacidade de inovação das empresas, no âmbito das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) desenvolvedoras de software brasileiras. Afinal, no atual cenário competitivo, a capacidade de inovação de uma empresa é um fator indispensável para o seu sucesso no mercado.
No atual cenário competitivo, a capacidade de inovação de uma empresa é um fator indispensável para o seu sucesso no mercado. As organizações precisam buscar soluções criativas, baratas, flexíveis e de rápida execução para se adaptarem a um ambiente cada vez mais volátil.
Utilizando como base o Censo da Federação de Associações da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal de Entidades de Tecnologias de Informação e Comunicação (ALETI) de 2015, desenvolveu-se um modelo causal relacionando a inovação a seus antecedentes. Em seguida, definiu-se um modelo de mensuração a partir do questionário da ALETI para avaliar o modelo proposto, por meio de uma análise de regressão múltipla.
Todas as hipóteses apresentadas no artigo foram validadas. Os resultados do modelo proposto contribuem para enriquecer o debate teórico sobre o tema inovação em MPMEs desenvolvedoras de software. Em particular, os resultados gerados estão em linha com Ribeiro e Cherobim (2017), que afirmam que um ambiente propício para a inovação é considerado fundamental e diferentes fatores são considerados relevantes para a criação desse ambiente.
Espera-se que os resultados obtidos neste estudo possam auxiliar os empresários do setor a tomar melhores decisões em seus negócios no que tange o assunto inovação, bem como incentivar pesquisadores brasileiros a dar continuidade às pesquisas pertinentes e complementares ao tema. Sugere-se, como relevante ampliação deste estudo, em pesquisas futuras, a utilização do próximo relatório divulgado pela ALETI. Propõe-se ainda que o modelo desenvolvido seja aplicado com dados primários no intuito de testar de maneira mais fidedigna as hipóteses aqui levantadas.