Resumo

Título do Artigo

Avaliação, Escolha e Contratação de Prestadores de Serviços Contábeis são baseadas apenas na sensibilidade a preços do Interessado? Um estudo exploratório
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Palavras Chave

Prestação de Serviços Contábeis
sensibilidade a preços dos serviços
avaliação de serviços

Área

Marketing

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Henrique Rossetti Cleto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Monte alegre
2 - José G. Lupoli Junior
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - Curso de Marketing

Reumo

A atividade contábil é antiga e relevante, o escândalo da Enron contribuiu para questionar a credibilidade da atividade. No Brasil, percebe-se que, além disso, a “guerra de preços” impacta a percepção dos serviços. No entanto, há dúvidas se clientes são sensíveis a preços, para saná-las, o texto descreve uma pesquisa que objetivou identificar que critérios o cliente considera no processo de contratação de serviços contábeis. O estudo contribui com subsídios para futuras pesquisas; na prática,o trabalho apresentaidéias para orientar estratégias de organizações de serviços contábeis.
surgem dúvidas se os interessados em serviços contábeis são apenas e exclusivamente sensíveis a preços, ou se consideram outros critérios de desempenho nos processos de escolha, contratação e fidelização desse tipo de serviços e de prestadores. Esta é a dúvida que o estudo, ora relatado, pretendeu explorar. O texto em tela descreve uma pesquisa, com caráter exploratório, que objetivou identificar que critérios uma amostra intencional, de 56 executivos de organizações empresariais, considera no processo de escolha e contratação de uma empresa prestadora de serviços contábeis.
A qualidade de serviço é definida como atender às necessidades (LEWIS, 1989), diferença entre as expectativas e percepção do cliente (REZAEI et Al., 2018; ZEITHAML et al., 1990) Serviço contábil é o conjunto de processos para controle do patrimônio de entidades, com o fim gerenciar sua composição e variações (Marques, 2010) Clientes consideram: precisão: desempenho alinhado a padrões do mercado; acessibilidade: serviço oferecido oportunamente; parceria: profissionais cumprem missões; aconselhamento: consultor do cliente, como critérios de avaliação da contabilidade (AVRAM; AVRAM, 2007).
conduziu-se uma pesquisa exploratória, objetivou, não apenas identificar os principais critérios, utilizados pela amostra de clientes, para a escolha de prestadores de serviços contábeis, mas também promover o ordenamento com base na frequência com que foram citados. A técnica utilizada para a análise foi o teste t de Student. Amostra foi intencional e conveniente de cinquenta e seis indivíduos, localizados na cidade de São Paulo, representando administradores ou ex-administradores de empresas de diversos portes.
Contrapondo-se ao senso comum do setor contábil, os dados mostraram que o critério preço não se apresentou como um dos mais relevantes para a escolha de fornecedores de serviços contábeis, pelo contrário. Uma conclusão totalmente alinhada com os achados de Menon, Homburg e Beutin (2005), sobre o fato de que preço não é o principal critério, utilizado por compradores organizacionais, na escolha de seus fornecedores. No entanto a “Qualificação Técnica” destacou-se como o critério mais importante para a escolha de um fornecedor de serviços desta especialidade.
Diante do que foi visto, pode-se concluir que não há critérios definitivos para a contratação de organizações contábeis terceirizadas. Em que pese a maioria das pessoas considerarem que a “qualificação técnica” do profissional ou da empresa é o critério mais importante para a contratação desses serviços, o processo de educação dos clientes, aliado à definição de padrões mínimos de qualidade de serviços, e a uma proposta de honorários mínimos a serem cobrados, poderão reduzir a concorrência desleal e privilegiar os prestadores de serviços éticos e competentes.
AVRAM, C.; TOGOE, G.; AVRAM, A. From Conformity to excellence: study on quality of services in accounting profession in Romania. Total Quality Management, v. 19, n. 11, p. 1077-1090, November 2017 LEWIS, B. Quality in the service sector: a review. International Journal of Bank Marketing, v. 7, n. 5, p. 04-12, 1989. REZAEI, J.; KOTHADIYA, O.; TAVASSZY, L. KROESEN, M. Quality Assessment of airline baggage handling systems using SERVQUAL and BWM. Tourism Management, n. 66, p. 85-93, 2018. ZEITHAML, V.; PARASURAMAN, A.; BERRY, L. Delivery Quality Service. New York: Free Press, 1990