Resumo

Título do Artigo

Valores e atitudes de hospedagem em hotéis verdes: uma análise com estudantes universitários
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Palavras Chave

Valores
Atitudes de Hospedagem
Hotéis Verdes

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Otávio Bezerra de Sena Júnior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Campus Darcy Ribeiro
2 - Erika de Farias Lisboa
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte
3 - Solange Alfinito
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração

Reumo

As questões ambientais vêm ganhando cada vez mais notoriedade ao longo do tempo, levando à necessidade de mudanças nos padrões de consumo e de sustentabilidade (Jaiswal & Kant, 2018). Nesse sentido, os níveis de consciência ambiental têm crescido e impactado vários setores. O setor de hospitalidade segue essa tendência, já que pelas suas próprias características consome consideravelmente recursos naturais. Considerando esse quadro, muitos hotéis têm atuado ativamente na adoção de práticas pró-ambientais e desenvolvido iniciativas verdes.
O consumidor está cada vez mais preocupado com a escolha de hotéis que adotam a linha pró-ambiental (Yadav, Balaji & Jebarajakirthy, 2019). Contudo, embora tenhamos a evidente relevância de adoção de práticas verdes na hotelaria, Yadav et al. (2019) alertam para o fato de os determinantes na escolha por esses meios de hospedagem entre os turistas têm sido negligenciados e recebido pouca atenção. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é analisar quais as atitudes em se hospedar em hotéis verdes na percepção de estudantes universitários.
De maneira geral, hotéis verdes são aqueles que, por definição, adotam práticas ecológicas para proteger o meio ambiente (Verma, Chandra & Kumar, 2019). Ou seja, pode-se dizer que os hotéis verdes são aqueles estabelecimentos que primam pela conservação da natureza. Essa orientação ambiental é vista pela sociedade como algo positivo e que pode tanto atrair novos consumidores quanto reter os atuais, melhorando inclusive a imagem da organização. Nesse contexto, os valores podem ajudar a predizer tanto as atitudes quanto o comportamento do indivíduo.
A pesquisa possui abordagem ontológica e objetivista, bem como epistemológica e positivista. O universo da pesquisa compreendeu alunos do curso de graduação em administração do Distrito Federal, e a amostra foi composta por 432 observações. A coleta de dados foi realizada por um questionário online via Google Docs e o link de pesquisa também disponibilizado nas redes sociais (Whatsapp e Facebook), bem como divulgado amplamente nas salas de aula dos alunos desse curso. O software Stata versão 13.1 para Mac foi usado para as análises descritivas e inferenciais.
Percebeu-se que quanto maior a concordância com valores considerados como egoísticos, menor a intenção no consumo por este serviço. Nos valores relacionados com a proteção à biosfera, a intenção do uso do serviço aumenta em cerca de 35%. No caso de valores altruísticos, quanto mais a pessoa concorda com estes valores, sua intenção em usar hotéis verdes sobe na ordem de 18%.
No teste de hipóteses identificou-se que as variáveis Valores Egoísticos, Proteção à Biosfera e Valores Altruísticos são as que influenciam a intenção de um estudante universitário em se hospedar em hotéis verdes, sendo que valores egoísticos se mostra inversamente proporcional à intenção de hospedagem, mas os outros se mostram diretamente proporcionais.
Jaiswal, D., & Kant, R. (2018). Green purchasing behaviour: a conceptual framework and empirical investigation of indian consumers. J.of Ret.and Cons.Serv., 41: 60-69. Verma, V.K., Chandra, B., & Kumar, S. (2019). Values and ascribed responsibility to predict consumers´attitude and concern towards green hotel visit intention. J. Bus. Res., 96: 206-216. Yadav, R., Balaji, M.S., & Jebarajakirthy, C. (2019). How psychological and contextual factors contribute to travelers´propensity tho choose green hotels? Int. Jour.Hosp.Man,77:385-395.