Resumo

Título do Artigo

EMPREENDENDO NO MERCADO DE CERVEJA: DELINEAMENTO E ESCOLHA DE UM MODELO DE NEGÓCIO ECONOMICAMENTE VIÁVEL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

empreendedorismo
criação de valor
modelo de negócio

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Adrianne Cristina Correia de Lima
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios
3 - Rute Abreu
Instituto Politécnico da Guarda - Mestrado de Sistemas Integrados de Gestão (Ambiente, Qualidade, Segurança e Responsabilidade Social)

Reumo

O trabalho aborda o projeto empreendedor de um profissional com histórico de atuação na área de tecnologia em empresas de grande porte que decidiu abrir um negócio que conciliasse trabalho com satisfação pessoal, no ramo de cervejas artesanais. Conheceu-se a experiência e percalços enfrentados da concepção à materialização da nova empresa, bem como seu curso atual. Identificou-se, assim, a demanda pelo delineamento do modelo de negócio para conferir sustentabilidade e condições favoráveis ao desenvolvimento ao empreendimento.
O objetivo do projeto foi desenvolver e implementar um negócio de representação de marca de cerveja, com um modelo que possibilite criação de valor ao cliente e viabilidade econômico-financeira para a empresa, definindo e propondo estratégias que proporcionem condições favoráveis ao desenvolvimento do negócio. Com base em pesquisas de mercado e análise de viabilidade, foram idealizados três modelos de negócio alternativos, para a escolha daquele que se revelou mais alinhado ao objetivo estabelecido.
Para concepção das oportunidades de mercado, recorreu-se a informações obtidas sobre o mercado, por meio de dados de estudos disponibilizados a acesso público, visitas a empresas do ramo já atuantes no mercado, entrevistas com, potenciais consumidores e fornecedores, identificando-se, assim, os segmentos de clientes e a oferta de valor. Em atuação conjunta com o empreendedor, foram concebidos três modelos de negócio alternativos.
Pela comparação de modelos de negócios originalmente concebidos, algumas alternativas foram descartadas por se revelarem econômica e operacionalmente inviáveis. Essa foi uma contribuição importante do presente trabalho, pois se não tivesse ocorrido a análise preliminar, o risco de que o empreendimento não fosse bem-sucedido era enorme. O modelo de negócios final foi prontamente implementado e as atividades da empresa estão transcorrendo, até o momento, com o sucesso esperado.
A intervenção resultou na implementação de negócio que se revelou viável, em simulações de resultado e retorno do investimento, reduzindo o risco à sustentabilidade econômica da ação empreendedora em questão Pode-se considerar que a escolha do modelo de negócios contou com um importante diferencial em relação a outros exemplos de ações empreendedoras verificadas no mercado, por considerar não apenas o interesse pessoal e a intuição do empreendedor, mas também a sustentabilidade do negócio em médio e longo prazos.
O projeto confere condições para a consolidação e sustentabilidade de uma empresa em início de operação por haver subsidiado decisões concernentes ao nível de investimento, direcionamento de esforços do empreendedor na entrada no mercado e criação de valor decorrente do atendimento às necessidades de consumidores. Além dos benefícios diretos à prosperidade da empresa, espera-se que o compartilhamento da experiência contribua para o conhecimento como exemplo de situação vivenciada em outras iniciativas empreendedoras.