Resumo

Título do Artigo

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A SAÚDE OCUPACIONAL DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade de vida no trabalho
Gestão pública
Recursos humanos

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Robson Mendes Neves Tsuboi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
2 - Daniela Rosim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE

Reumo

Para enfrentar a globalização e sua competitividade, as organizações têm nas pessoas o seu maior diferencial. A partir desta ideia, a Qualidade de Vida no Trabalho/QVT tem por finalidade fazer com que os funcionários de uma organização se sintam bem em seu ambiente de trabalho, tornando este um lugar agradável e produtivo.
Quanto a QVT impacta no adoecimento ocupacional que gera afastamento por motivo de saúde dos docentes da Universidade Federal de Goiás/UFG? A fim de responder ao problema apresentado, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a existência de relação entre a percepção de QVT e os afastamentos ocasionados por doenças ocupacionais dos docentes da UFG.
Contextualização, conceituação e modelos da Qualidade de vida no trabalho. Qualidade de vida no trabalho e sua relação com a saúde ocupacional, categoria docente e administração pública.
A pesquisa apresenta um estudo aplicado prático, de natureza quantitativa, exploratório, descritivo e com recorte temporal transversal.
A análise dos dados obtidos foi realizada por meio de estatística descritiva, univariada e multivariada de dados.
Para a organização, tratar a QVT como componente presente na estrutura da organização se mostra como um fato substancial e estratégico. No entanto, parece ideal que seu tratamento não seja entendido de forma assistencial, e sim para atender às necessidades conjuntas da instituição e seu funcionário ou servidor.
Andrade, E. T. D. (2009). O processo de implementação da política de atenção à saúde do trabalhador em instituições públicas federais: o desafio da integralidade (Doctoral dissertation). de Araújo, P. C. D., Maduro, M. R., Zogahib, A. L., de Lima, O. P., & de Jesus Silva, L. C. (2015). Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. Gestão e Sociedade, 9(23), 961-976. Barros, M. A. (2017).