Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DA VITIVINICULTURA NA CAMPANHA GAÚCHA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comportamento Empreendedor
Desempenho
Vitivinicultura na Campanha Gaúcha

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Leonardo Caliari
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento-RS
2 - JOÃO GARIBALDI ALMEIDA VIANA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Debora Nayar Hoff
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

O agronegócio é um dos ramos de atividade que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo que o aumento da concorrência e a disputa por novos mercados impulsionam transformações significativas no meio rural. Essas transformações têm demandado do produtor rural um comportamento empreendedor em relação ao seu negócio. Contudo, apesar da relevância do agronegócio para a economia brasileira, estudos relacionados especificamente ao empreendedorismo no meio rural são recentes e escassos na literatura, sendo que o comportamento empreendedor no meio rural é uma lacuna de pesquisa a ser investigada.
O presente estudo tem como objetivo analisar a influência das características empreendedoras no desempenho dos vitivinicultores da região da Campanha Gaúcha do Brasil. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual a influência das características empreendedoras no desempenho de vitivinicultores da região da Campanha Gaúcha do Brasil?
A Fundamentação Teórica foi construída inicialmente com base na literatura acerca do comportamento empreendedor e, posteriormente, especificou-se ao contexto rural. A literatura ressalta que o empreendedorismo no contexto rural deve ser analisado separadamente, vista as suas peculiaridades e diferenças em relação ao meio urbano.. Para tanto, tendo em conta a lacuna de pesquisa, elaborou-se um modelo teórico base para a investigação empírica, relacionando características empreendedoras com o desempenho no agronegócio.
O presente estudo caracteriza-se com uma pesquisa descritiva-explicativa, com abordagem quantitativa e método survey. Aplicaram-se questionários a uma amostra de 57 produtores de uva da Campanha Gaúcha. Na análise dos dados utilizaram-se técnicas estatísticas (estatística descritiva e a regressão linear múltipla). Especificamente em relação à regressão múltipla, foram elaborados três modelos relacionando as características empreendedoras com cada categoria de desempenho (econômico-financeiro, produtivo e mercadológico).
Constatou-se a influência das características empreendedoras no desempenho econômico-financeiro e mercadológico dos produtores de uva, enquanto o modelo referente ao desempenho produtivo não foi considerado significativo. Destaque à característica “Inovação e Planejamento” que apresentou influência positiva em ambas as categorias de desempenho. Além disso, o estudo traz um panorama da produção vitivinícola na região da Campanha Gaúcha, a qual possui capacidade para inovação e desenvolvimento regional.
Com o esforço de analisar a influência das características empreendedoras no desempenho de vitivinicultores da Campanha Gaúcha, foi possível traçar um perfil produtivo e empreendedor da vitivinicultura no extremo sul do Brasil, ressaltando a importância de características como inovação e planejamento para um bom desempenho das propriedades vitivinícolas da região estudada.
Dias, C. S., Rodrigues, R. G., & Ferreira, J. J. (2018). What's new in the research on agricultural entrepreneurship?. Journal of Rural Studies. McElwee, G. (2008). A taxonomy of entrepreneurial farmers. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 6(3). Santos, W. R., & Carneiro, T. C. J. (2013). Inovação e desempenho organizacional: um estudo das publicações científicas da base Web of Knowledge. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 7(4), 58-76. Soares, J. C. V. (2016). Empreendedorismo no Meio Rural: Um estudo em uma cadeia produtiva de leite. Curitiba: Appris.