Resumo

Título do Artigo

As Estratégias com “Extrema Utilização” dos Programas de Stricto Sensu das Instituições do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo nos Cenários Prospectados
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Prospecção de cenários
Programas de stricto sensu do Brasil
Estratégias

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI

Reumo

Os cenários são veículos para a exploração das causas e resultados da interação entre as forças no ambiente contextual que impulsionam o futuro do desdobramento no contexto da questão focal. Em outras palavras, são exposições, realçadas em hipóteses aceitáveis, do que poderá ocorrer, admitindo, com isso, se tomar e apoiar decisões estratégicas, que sejam admissíveis para todos os futuros presumíveis, possibilitando a prospecção de cenários e suas respectivas análises. A prospecção de cenários força os gestores a pensar no futuro e formular situações futura.
Quais as estratégias com “extrema utilização” dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo frente aos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030? E o objetivo foi: identificar as estratégias com “extrema utilização” dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo frente aos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030.
Ressalta-se que a importância pelo tema Cenário apareceu em razão de se ter observado que investigações sobre prospecção de cenários terem sido realizadas em diferentes países, e o Brasil está entre eles, relacionando o citado tema com setores de atividade, como por exemplo, setor: financeiro, combustível, ensino superior, turismo, construção civil, automobilístico. Diante do exposto, surge a possibilidade de unir o estudo de cenários com o ensino dos Programas de Stricto Sensu das IESs públicas e particulares do Brasil.
Com o objetivo de identificar as estratégias com “extrema utilização” dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo frente aos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030. Este estudo prospectou os pareceres de gestores dos Programas de Stricto Sensu, embasada pela metodologia sugerida por Blanning e Reinig (1998).
Os resultados mostram que das estratégias nos cenários otimista e realista, enfatiza-se o item “fomentar a qualidade das teses e das dissertações”. Quanto ao cenário pessimista, realça-se a estratégia “reduzir custos (pessoal, despesas administrativas, enxugamento da estrutura organizacional)”, constatando assim sua importância, como estratégia a ser seguida em cenários incertos.
Conclui-se mediante os resultados deste estudo que é viável e plausível que as organizações podem e devem optar por uma metodologia de cenário que melhor se adapte a sua realidade e fazer uso durante seu processo estratégico a fim de colaborar para o alinhamento, entre a formulação, implementação e adoção de estratégias competitivas. Tal ação também se aplica as IESs e seus respectivos programas de pós-graduação stricto sensu da área do conhecimento objeto de estudo.
BLANNING, R. W.; REINIG, B. A. Building scenarios for Hong Kong using EMS. Long Range Planning, v. 31, n. 6, p. 900-910, 1998. GODET, M. Future memories. Technological Forecasting and Social Change, v. 77, n. 9, p. 1457-1463, 2010. MORITZ, G. de O. et al. A Pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. Future Studies Research Journal, v. 5, n. 2, p. 3-34, 2013.