Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE TIPOLOGIA PARA UM NÚCLEO DE SABERES DOCENTES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Saberes docentes
Saberes ludo-sensíveis
Saberes institucionais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Marcos Gilberto Dos-Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração - Núcleo de Pós-graduação em Administração NPGA
2 - Adriano Leal Bruni
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Faculdade de Ciências Contábeis e Escola de Administração
3 - Fernanda Almeida Pereira
-

Reumo

Autores da área da educação defendem que existe, para além do conteúdo específico da área de atuação, um conjunto de saberes que se relacionam diretamente com o trabalho do professor (GAUTHIER et al., 2006). Se é esperado que os professores universitários dominem o conteúdo que ensinam, sabemos que nem sempre eles dominam os outros saberes necessários à docência. Esse trabalho propõe um núcleo de saberes docentes para o ensino que buscar sanar lacunas na literatura da área com uma tipologia composta de três domínios e oito dimensões.
O que deve saber um professor para atuar no ensino? Dominar o conteúdo é necessário, mas, quais os outros saberes que devem portar o professor? Estabelecer um núcleo de saberes docentes a partir de pesquisas empíricas é o objetivo do texto, que busca desenvolver, a partir de uma revisão narrativa da literatura, uma tipologia dos saberes docentes necessários às atividades de ensino.
Autores têm desenvolvido propostas de tipologia para os saberes docentes como Shulman (1986; 1987), que propõe a base de saberes docentes, Gauthier (2006) que apresenta o reservatório de saberes e Tardif (2014), que apresenta os saberes docentes apoiados nos saberes da experiência.
Apresentamos o núcleo de saberes docentes composto de três domínios: os saberes da matéria, os saberes pedagógicos e os saberes do contexto. Os saberes da matéria têm duas dimensões: saberes do conteúdo e saberes curriculares. Já os saberes pedagógicos são apresentados em quatro dimensões: saberes da ciência da educação, saberes didáticos de mediação da matéria, saberes didáticos de mediação da classe e saberes ludo-sensíveis. Por fim, os saberes do contexto, que envolvem duas dimensões: os saberes do contexto do ensino e os saberes institucionais.
O núcleo de saberes docentes apresenta elementos já consagrados na literatura de formação de professores, como os saberes do conteúdo e do currículo, em conjunto com outros saberes pouco desenvolvidos, como os saberes ludo-sensíveis, que levam em conta o engajamento dos alunos e a presença de emoção e sentimentos no processo de ensino. Também estão incluídos saberes ainda inexplorados, como os saberes institucionais necessários para a atuação docente.
D'ÁVILA, C. M. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade na educação superior. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 3, n. 2, 2014. GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Coleção Fronteiras da Educação. Tradução: Francisco Pereira. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006. SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.