Resumo

Título do Artigo

UMA PROPOSTA PARA COMPREENSÃO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública
Arranjo Produtivo Local
Representação Política

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - CECILIA ALVES DA SILVA ANTERO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
2 - MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Administração
3 - Valdir Roque Dallabrida
-
4 - Daniela Leandro Rezende
-

Reumo

No Brasil, as aglomerações de empresas são identificadas como arranjos produtivos locais (APLs): aglomerações territoriais de atores econômicos, políticos e sociais, com foco em um conjunto específico de atividades econômicas que apresentam vínculos, mesmo que incipientes (LASTRES; CASSIOLATO, 2003). Os APLs são mecanismos indutores de desenvolvimento pela elevação do número de emprego e renda. Conforme entendimento de acadêmicos e formuladores de políticas públicas os APLs tornaram-se alvo de tais políticas em função de das contribuições para o desenvolvimento, tanto das empresas como do terr
As políticas públicas para a apoiar os APLs foram direcionadas para a dimensão econômica e desconsiderando outras questões igualmente importante que poderiam ter sido identificadas caso os atores dos APLs tivessem sido envolvidos no processo de elaboração das referidas políticas. Pretende-se contribuir com o campo de estudos sobre a temática ao oferecer entendimentos sobre a representação dos APLs, utilizando-se da Teoria da Representação Política. Assume-se como objetivo, compreender a Rrepresentação política de APLs.
As discussões sobre representação política podem ser organizadas em dois grandes debates: o tradicional, estudos sobre partidos, parlamentos e eleições; e o contemporâneo, estudos sobre as diferentes perspectivas para tratar das transformações da representação política. Autorização, accountability e responsividade e ainda representado, representante, ação política, substância da representação, locus da representação, relação entre representados, relação entre representantes, relação entre representantes e representados, tipos de representação são os componentes da representação política.
Nos estudos sobre representação política percebeu-se a predominância do debate tradicional. Foram identificadas quatro classes distintas nas quais aborda-se sobre: a representação política na prática a partir das diferentes formas de representação, mecanismos de controle dos representantes e espaços que possibilitam a interação entre diferentes atores; representação política a partir de seu conceito e das diferentes áreas em que o tema é abordado; representação política feminina e elementos da representação política.
Com a realização desse estudo foi possível compreender as condições necessárias para a adoção da teoria da representação política, principalmente pelo entendimento quanto tipo de ator que pode exercer o papel de representante político no contexto dos APLs. Nesse tipo de representação, há necessidade de existência de um ator autorizado pelo Estado. Assim, as discussões sobre representação política podem ser realizadas a partir de investigações sobre a atuação dos conselhos gestores de políticas públicas.
PITKIN, H. F. The concept of representation. Califórnia: University of California Press, 1967. LAVALLE, A. G.; HOUTZAGER, P. P.; CASTELLO, G. Representação política e organizações civis: novas instâncias de mediação e os desafios da legitimidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, SP, v. 21, n. 60, p. 45–67, fev., 2006. LÜCHMANN, L. H. H. A representação no interior das experiências de participação. Lua Nova, São Paulo, SP, n. 1987, p. 139–170, 2007. URBINATI, N. O que torna a representação democrática? Lua Nova, São Paulo, SP, v. 67, n. 7, p. 191–228, 2006.