Resumo

Título do Artigo

O USO DA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA COM O SUPORTE DO SOFTWARE IRAMUTEQ® PARA CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL TEÓRICO.
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Palavras Chave

Administração Pública
Arranjo Produtivo Local
Representação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - CECILIA ALVES DA SILVA ANTERO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
2 - MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Administração
3 - Valdir Roque Dallabrida
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4 - Daniela Leandro Rezende
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Reumo

A construção de um referencial teórico pode ser realizada a partir de diferentes formas de revisão de literatura. Elege-se a revisão sistemática integrativa em função da possibilidade de realizar um estudo respaldado pelo rigor conferido pela adoção de um protocolo. Endente-se que a revisão sistemática integrativa possibilita resumir as evidências existentes relativas a um tratamento ou tecnologia; identificar lacunas na pesquisa de determinado tema; e examinar até que ponto a evidência empírica sustenta e ou contradiz hipóteses teóricas, ou mesmo para auxiliar a geração de novas hipóteses.
Nos estudos sobre Arranjo Produtivo Local (APL) discute-se sobre sua capacidade de fomentar o desenvolvimento e alternativas para superar os desafios. Aborda-se pouco sobre a relação entre APL e Estado. Evidencia-se a necessidade de compreender a representação bem como identificar alternativas para que essa compreensão possa auxiliar os atores do APL quanto à realização de ações para promover seu desenvolvimento. Assim, assume-se como objetivo identificar uma abordagem teórica para compreender a Representação dos APLs a partir da análise da produção de conhecimento nacional e internacional.
Nos estudos sobre Arranjo Produtivo Local (APL) discute-se sobre sua capacidade de fomentar o desenvolvimento e alternativas para superar os desafios. Aborda-se pouco sobre a relação entre APL e Estado. Evidencia-se a necessidade de compreender a representação bem como identificar alternativas para que essa compreensão possa auxiliar os atores do APL quanto à realização de ações para promover seu desenvolvimento. Assim, assume-se como objetivo identificar uma abordagem teórica para compreender a Representação dos APLs a partir da análise da produção de conhecimento nacional e internacional.
Considerou-se que a representação social e a representação política como abordagens teóricas adequadas. Os estudos analisados foram organizados em três classes nas quais aborda-se sobre: tentativas de identificar um sentido comum à representação social e uma forma de aplicação da mesma, apontando conceitos e objetivos; representação social nas áreas de saúde e educação que dão ênfase a temas diferenciados e representação política a partir de discussões teóricas sobre conceito, modelo, dimensões e sistemas, com base em estudos empíricos sobre exercício, qualidade e novos atores.
Averiguou-se que representação política e representação social são os strings que definem a formação do corpus, ou seja, são os temas utilizados para estudar a Representação. Em termos quantitativos, percebeu-se a predominância da última. Mas em termos qualitativos e de acordo com o objetivo do estudo, considerou-se a primeira como mais apropriada para discussões no contexto dos APLs.
SILVA, C. V. Representações sociais de aprendizes de português em contexto sulafricano sobre a língua e a cultura do Brasil: subsídios para políticas de difusão e reflexões sobre o ensino de português no exterior. 2016. 209 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2016. GUSSI, E. H. B. A representação política. 2009. 201 f. Tese (Doutorado em Direito do Estado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.