Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E CRIAÇÃO DE VALOR: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social.
Criação de Valor Social.
Modelo teórico

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Monica Cristina Rovaris Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração(DAD/UFS) e Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM/UFS)
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Clemente Penalva Verdu
Universidade de Alicante - Departamento de Sociologia II

Reumo

Este trabalho foi desenvolvido na área de Empreendedorismo Social (ES). O ES emerge num contexto de crise e desafios sociais, econômicos e ambientais nas sociedades contemporâneas e pode ser considerado um mecanismo de trocas sociais para o desenvolvimento econômico sustentável, responsável pela inovação na resolução de problemas sociais (Kostetska & Berezyak, 2014; Omorede, 2014). Nos processos de criação de valor, o ES consegue por meio da combinação de recursos atender aos objetivos a que se propõe, mesmo que seja por novos caminhos.
O artigo tem como objetivo geral apresentar um modelo teórico de criação de valor em Empreendedorismo Social, em diferentes contextos, Brasil e Espanha, em organizações do terceiro setor. O ES evoluiu e amadureceu sendo beneficiado pelo desenvolvimento de teorias e propostas metodológicas, permitindo que os pesquisadores possam compreender seus processos bem como promover avanços (Kostetska & Berezyak, 2014, Thakur, 2017). Para a construção de um modelo teórico em ES, utilizou-se como norteador o modelo proposto por Lumpkin, Moss, Gras, Kato & Amezcua (2013).
O ES pode ser definido como a criação e realização de um empreendimento que pretende promover uma finalidade social específica ou causa, num contexto de mobilização, valores que são desejáveis e importantes em uma sociedade contemporânea (Alvord, Brown, & Letts, 2004; Mai & Martí, 2006; Murphy & Coombes, 2009). Pode-se considerar que a criação de valor (CVS) é um elemento central que ocorre no ES, sendo considerada como parte de um processo na identificação de problemas específicos, ou que tenha soluções próprias, em comunidades que há a carência e a necessidade social a ser atendida.
A metodologia utilizada foi do tipo exploratória, qualitativa, técnicas de análise orientadas para a construção conceitual a partir de dados não estruturados, obtidos em entrevistas em profundidade, entrevista em grupo, análise documental e observação não participante, por meio de procedimentos baseados na indução analítica, a Grounded Theory. A análise das informações qualitativas tiveram o apoio do software Atlas TI para definição das categorias do modelo teórico.
Por meio das informações qualitativas obtidas na pesquisa de campo, com base nos teóricos e na GT, desenhou-se por meio da trajetória dos empreendimentos e os fatores que contribuíram para a inclusão de pessoas consideradas vulneráveis e passíveis de exclusão social, tanto no contexto brasileiro e no espanhol. As etapas foram estruturadas por meio das informações qualitativas obtidas na pesquisa de campo, levando em consideração os fatores que CVS nos empreendimentos, sob a ótica dos sujeitos. O modelo teórico ajudou a compreender o papel dos empreendimentos sociais nas comunidades.
Conclui-se que os empreendimentos estudados CVS para os sujeitos da pesquisa, por meio de ações de inclusão, na Espanha nos espaços sociais, no Brasil pela transformação social da comunidade. Como contribuição teórica, foi desenvolvido um modelo teórico com base nos dois empreendimentos, passível de replicação em outros empreendimentos sociais. O diferencial proposto é no que tange as etapas e fatores que influenciam na construção modelo teórico, mas tendo como foco o resultado em ES que é a CVS (Lumpkin et al., 2013).
Kostetska, I., & Berezyak, I. (2014). Social entrepreunership as in innovative solution machanism of social problems of society. Manangement Theorya adn Studies for Rural Business and Infrastructure Development, 36(3). Lumpkin, G. T., Moss, T.W., Gras, D. M., Kato, S., & Amezcua, A. S (2013). Entrepreneurial processes in social contexts: how are they different, if at all? Small Bus Econ, 40, 761–783. Omorede, A. (2014). Exploration of motivational drivers towards social entrepreneurship. Social Enterprise Journal, 10(3), 239-26.