Resumo

Título do Artigo

Interação entre líderes e liderados: uma revisão sistemática da teoria LMX
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria LMX
revisão sistemática
díade da liderança

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Flavia Czarneski
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - PPGA
2 - João Cesar de Souza Ferreira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - São Caetano
3 - KEILLA DAYANE DA SILVA OLIVEIRA
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição
4 - Eduardo de Camargo Oliva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado)
5 - Edson Keyso de Miranda Kubo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Mestrado e Doutorado

Reumo

O fenômeno da liderança vem sendo estudado e apontado por diversos autores e pesquisas pela sua importância para as organizações, pessoas e sociedades. Como uma nova forma de abordar e categorizar as teorias tradicionais de liderança, a teoria chamada de Leader-Member Exchange (LMX), pois aborda a compreensão da interação e influência mútua entre líderes e liderados. Torna-se, portanto, desafiador investigar uma teoria com um enfoque contemporâneo, que externa a relação líder e liderado, enfatizando as características e a tênue relação entre eles.
O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática das principais publicações internacionais, no período de 1999 a 2018, sobre LMX identificando seus autores, redes de colaboração e temáticas que contribuem para a discussão da área. Para o alcance do objetivo, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: 1. Quais referências são mais influentes neste assunto? 2. Quais temas são pesquisados pelas redes de coautoria? 3. Quais as temáticas abordadas pelas publicações sobre Leader-Member Exchange?
A Teoria LMX se baseia no relacionamento, na díade da liderança, considera que a liderança reside na qualidade da relação de troca desenvolvida entre os líderes e seus seguidores (liderados), caracterizada por trocas de alta qualidade representadas por confiança, respeito mútuo, implicações para a melhoria do bem-estar relacionadas ao trabalho e a eficácia da equipe (Erdogan & Bauer, 2015). Indica que os liderados têm maior produtividade e satisfação no trabalho e se envolvem mais com comportamentos de cidadania (Chen, Lam, & Zhong, 2007; Ilies, Nahrgang, & Morgeson, 2007).
As relações entre os líderes e liderados influencia suas atitudes e comportamentos, portanto essa interação afeta as competências e habilidades individuais, além de gerar um sentimento de confiança e motivação para assumir mais responsabilidades, resultando em uma enriquecedora troca. O foco desta revisão bibliométrica e temática foi fornecer uma compreensão das principais tendências, temas e padrões que caracterizam esse campo de estudo em evolução. Dentre os estudos, o foco é a análise do percurso teórico que envolve a LMX e a taxonomia na relação da LMX com a atuação dos líderes.
As redes de coautoria destacam-se por desenvolver pesquisas com ênfase em liderança, troca social, habilidade política e supervisão abusiva. Apresenta também comparativo de LMX em diferentes contextos, bem como, estudos sobre a mobilidade no trabalho e o desempenho em função do comportamento de cidadania organizacional; e ainda, afeto e contribuição da LMX para o desempenho. As temáticas abordadas pelas publicações sobre Leader-Member Exchange foram identificadas por meio do software Iramuteq, que permitiu traçarmos a evolução do campo.
Chen, Z., Lam, W., & Zhong, J. A. (2007). Leader-member exchange and member performance. Journal of Applied Psychology, 92(1), 202–212. https://doi.org/10.1037/0021-9010.92.1.202 Erdogan, B., & Bauer, T. N. (2015). Leader-Member Exchange Theory. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences: Second Edition, 641–647. https://doi.org/10.1016/B978-0-08-097086-8.22010-2 Ilies, R., Nahrgang, J. D., & Morgeson, F. P. (2007). Leader-member exchange and citizenship behaviors. Journal of Applied Psychology, 92(1), 269–277. https://doi.org/10.1037/0021-9010.92.1.269