Resumo

Título do Artigo

Modelos de Negócios Circulares: uma perspectiva analítica
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Economia Circular
Modelos de Negócios

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Dulcimar José Julkovski
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
2 - carla fabiana cazella
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
3 - Andrezza Aparecida Saraiva Piekas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
4 - EDSON LUIS KUZMA
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - CHAPECÓ

Reumo

Os Modelos de Negócios Circulares (MNCs) surgem como uma alternativa para operacionalizar um sistema de produção e consumo em circuito fechado (Jensen, Prendeville, Bocken, & Peck, 2019). São alternativas que procuram contribuir para a circulação de recursos como matéria-prima e revelam múltiplas oportunidades de valor compartilhado (Ellen MacArthur Foundation, 2015; Jensen, Prendeville, Bocken, & Peck, 2019).
Quais são os modelos de negócios circulares que as empresas adotam para tornarem as suas cadeias de suprimentos sustentáveis? O objetivo deste estudo consistiu em analisar os modelos de negócios circulares (MNCs) considerando suas tipologias, características e atributos, práticas relacionadas na sua implementação, modelos de governança adotados e indicadores associados.
Os MNCs, por definição adotam um conjunto de práticas que procuram contribuir na manutenção dos recursos em circulação, a fim de reduzir o desperdício e o consumo de matérias-primas (Muranko, Andrews, Chaer, & Newton, 2019). Igualmente, são adotados diferentes tipos de modelos de negócios para operacionalização da economia circular nas organizações, a saber, remanufatura (Jensen, Prendeville, Bocken, & Peck, 2019) ou recuperação de recursos (Geissdoerfer, Vladimirova, & Evans, 2018), framework ReSOLVE (Ellen MacArtur Foundation, 2015).
Este estudo consiste em uma revisão sistemática de literatura sobre o tema modelos de negócios circulares. Foram definidos os strings de busca (("Circular Business Model") OR ("Circular Economy Business Model") OR ("Sustainable Business Model ") AND ("CircularEconmy")). A busca foi realizada no dia 25 de janeiro de 2019. As bases de dados consultadas para a realização do estudo foram Scopus, Web of Science e Science Direct.
Foi construído uma tabela contendo 55 conjuntos de tipologias mapeadas que orientam os MNCs e foi construído um ciclo de inter-relacionamento que pode ser adotado pelas empresas para implementar tipologias no seu modelo de negócio. Além disso, os resultados confirmaram que as tipologias, características e atributos, práticas relacionadas para a implementação, modelos de governança adotados e indicadores associados estão unidos através dos processos de desenvolvimento de novos MNCs.
Os principais resultados revelaram que as práticas para MNCs são valiosas e nota-se que há muitas oportunidades de expansão do tema em países emergentes. Repensar se os MNCs predominantes, a saber, Framework Resolve, 3Rs, Product as a Service, Extended product life cycle dão conta de aumentar a circularidade de materiais de forma plena ou se é necessário institucionalizar outros modelos de negócios. Além disso, os dados mostram que vem ocorrendo um crescimento de países que publicam o tema MNCs e o uso de teorias nos estudos de EC podem se expandir.
Muranko, Z., Andrews, D., Chaer, I., & Newton, E. J. (2019). Circular economy and behaviour change: Using persuasive communication to encourage pro-circular behaviours towards the purchase of remanufactured refrigeration equipment. Journal of Cleaner Production. Jensen, J. P., Prendeville, S. M., Bocken, N. M.P., & Peck, D. (2019). Creating sustainable value through remanufacturing: Three industry cases, Journal of Cleaner Production, p.304-314. Geissdoerfer, M., Vladimirova, D., & Evans, S. (2018), Sustainable business model innovation: a review, Journal of Cleaner Production.Vol. 198, pp. 40