Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NAS ORGANIZAÇÕES: O POTENCIAL DOS JOGOS SÉRIOS E DA GAMIFICAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Treinamento e Desenvolvimento
Recursos Humanos
Gamificação

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Letícia Oliveira dos Ouros
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
2 - Roberto Lima Ruas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Alessandra Demite Gonçalves de Freitas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda

Reumo

O retorno dos investimentos em ações de treinamento e desenvolvimento apresentam lacunas em termos da efetividade desses treinamentos, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades emergentes e o envolvimento dos treinandos com a estratégia das organizações (Deloitte Development LCC, 2018).
O processo de desenvolvimento de competências nas organizações apresenta desafios, dentre eles conseguir alternativas que possibilitem o aprendizado na prática, a partir da exposição a problemas similares àqueles encontrados no dia a dia (Ruas & Vazquez, 2012). O objetivo desta revisão é sistematizar a literatura conceitual e empírica sobre desenvolvimento de competências individuais nas organizações, a partir do uso de jogos sérios e de gamificação.
O desenvolvimento de competências é considerado um processo interno e individual (Le Boterf, 1998) e compreende uma melhor capacidade para lidar com as situações, incluindo às vezes novas situações, o que também implica uma agregação positiva nas capacidades – caso contrário não haveria expansão das competências individuais, pois essa relação é muito próxima (Chen & Chang, 2010; Dall’alba & Sandberg, 1996). Os fatores que impactam na transferência do treinamento ao trabalho estão relacionados ao indivíduo, à abordagem do treinamento e ao tipo de ambiente e conteúdo de trabalho.
O conceito de competência como ação ou mudança de significado apontado na literatura possui poucas pesquisas, pois tanto os jogos sérios quanto a gamificação são implementados no desenvolvimento de capacidades, que no caso, compõe a competência. Entretanto, de acordo com os dados levantados, apenas os jogos sérios desenvolveram competências em ação.
Os artigos analisados apresentam os jogos sérios e a gamificação com ações que por vezes direcionam a busca pelo conhecimento, ou seja, a associação dos jogos sérios ou da gamificação em ações de treinamento. Se considerados apenas como uma ferramenta motivacional na busca pelo conhecimento não garante que serão desenvolvidas competências, apenas capacidades, pois o desenvolvimento de competências é constituído a partir das inter-relações entre formação, aprendizagem no local de trabalho e gestão de carreiras.
Denami, M. (2018). Serious game-based learning: The place of users’ verbalization in the acquisition of specific skills. International Journal of Training and Development, 22(2). https://doi.org/10.1111/ijtd.12123 Landers, R. (2018). Gamification Misunderstood: How Badly Executed and Rhetorical Gamification Obscures Its Transformative Potential. Journal of Management Inquiry, 1–4. https://doi.org/10.1177/1056492618790913 LeBoterf, G. (1998). Évaluer les compétences Quels jugements? Quels critères? Quelles