Resumo

Título do Artigo

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E VALORES PESSOAIS: um estudo nas Empresas Juniores do Piauí
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Palavras Chave

Comprometimento Organizacional
Valores Pessoais
Empresas Juniores

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - LAÍSE DO NASCIMENTO SILVA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - CAMPUS PIRIPIRI
2 - Linnik Israel Lima Teixeira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Piripiri
3 - Vanessa Beatriz Bezerra Coelho
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4 - MARCIA CAMILA DE SOUSA DIAS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - PIRIPIRI
5 - ANA PAULA DE SOUSA SILVA
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Reumo

A finalidade da empresa júnior está em contribuir na formação dos acadêmicos de graduação, promovendo contato deste com o mercado de trabalho. É um instrumento enriquecedor na formação acadêmica dos discentes, preparando-os para os desafios e exigências do mercado por meio de aspectos práticos. O comportamento e o comprometimento organizacional por sua vez, apresentam-se como um mecanismo participante do ser humano, sendo necessário a sua compreensão, levando em consideração os aspectos motivadores das pessoas e seus valores, tidos como bases para sua vivência social e profissional
Como se configuram o comprometimento organizacional e os valores pessoais entre membros das Empresas Juniores do Piauí? Para tanto se propôs de forma geral analisar a configuração do comprometimento organizacional e dos valores pessoais nas empresas juniores do Piauí. E, especificamente, mapear as empresas juniores do Piauí; analisar o perfil dos acadêmicos membros dessas empresas; verificar a percepção dos membros sobre o seu comprometimento organizacional e valores pessoais com as empresas juniores; verificar a existência de relação entre valores pessoais e comprometimento organizacional.
Para se ter sucesso na consultoria, além dos conhecimentos e habilidades, o cliente investe uma confiança no consultor e se torna mais flexível as mudanças (ALVES; DIAS; MONSORES, 2015). A atuação de uma consultoria ocorre por meio da participação de empresas juniores, que se destinam na realização de atividades voltadas a esta área do conhecimento. No entender de Meyer e Allen (1997) os colaboradores motivados e comprometidos para com a organização, tendem a identificar-se e aderir mais facilmente aos objetivos e valores da empresa, não medindo esforços para alcançar as metas do grupo.
Caracteriza-se como abordagem quantitativa, de caráter descritivo quanto aos objetivos, tomando como procedimentos a pesquisa de campo e como instrumento para coleta de dados o questionário em escala Likert. Para coleta de dados utilizou-se o questionário de Medeiros (2003) que versa sobre comprometimento organizacional, e o de Gouveia (2009) que trata sobre os valores pessoais. No apoio a tabulação fez-se uso do Google forms para aplicação do instrumento de pesquisa e o programa SPSS (StatisticalPackage for the Social Sciences) para geração de tabelas de correlações e médias estatísticas.
Os resultados indicam que a maioria dos membros de empresas juniores (57,14%) exercem outra atividade em paralelo. No tocante ao comprometimento organizacional, todas as dimensões analisados apresentaram médias muito baixas, todas inferiores a 3. Os membros não sente a necessidade de entregar resultados, fato explicado pela carência de instrumentos de avaliação e recompensa. Baixas médias também foram encontradas na escala de valores pessoais. Na correlação entre as dimensões do comprometimento e as variáveis de valores pessoais, onze das dezoito tiveram relações significativas.
O estudo conclui que, no caso das empresas juniores do Estado do Piauí, os valores pessoais não conseguem explicar o nível de comprometimento organizacional, tendo em vista o baixo poder de explicação das variáveis (R²) e a presença de heterocedasticidade. O resultado corrobora com estudos de Rodrigues (2010) e Finegan (2000), na qual observaram que os valores não respondem significativamente o comprometimento organizacional dos membros das empresas juniores. Conclui-se que como sugestão propõe-se ampliar o estudo para outros estados, com amostra mais considerável.
GOUVEIA, Valdiney V. A natureza motivacional dos valores humanos: evidências acerca de uma nova tipologia. Estudos de psicologia, v. 8, n. 3, p. 431-443, 2003. Disponível em: . Acesso em:24/05/2019. MEDEIROS, C. Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras. 2003. 166f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.Disponível em: .Acesso em: 24/05/20