Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA ANTECIPATIVA APLICADA A UM MODELO DE NEGÓCIOS DE UMA PLATAFORMA DE COMPARTILHAMENTO DE HABITAÇÕES – Coliving
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Palavras Chave

Inteligência Estratégica
Plataforma Digital
Compartilhamento de Habitações - Coliving

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Kelly Anne Keim Frota
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
2 - Raquel Janissek-Muniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
3 - Natália Marroni Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
4 - Daniela Francisco Brauner
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

Plataformas digitais são ambientes onde há conexão entre produtores e consumidores que interagem e criam valor de troca. Com a expansão dos mercados digitais e novas formas de criação de valor, encontram-se nichos ainda pouco explorados no mercado imobiliário brasileiro. Com isso, a IEA, segundo Lesca e Janissek-Muniz (2015), assume importância no fornecimento e identificação precoce de ameaças e oportunidades e na captação de informações para desenvolvimento de uma plataforma de compartilhamento de habitações, no contexto de economia de compartilhamento, associada a ferramentas estratégicas.
O estudo propõe explorar informações sobre habitação compartilhada para prototipar um modelo de negócios para uma plataforma de compartilhamento de habitações e através de ferramentas estratégicas e da IEA fazer o planejamento de formação do negócio e a verificação da viabilidade de implantação do mesmo. Como objetivos, o estudo pretende verificar a utilização da inteligência, de modo individual, coletar, relacionar, interpretar, criar sentido e transformar informações em insights com utilização de puzzle. Além disso, utilizar ferramentas estratégicas para fazer o modelo de negócios.
Inicialmente o estudo aborda os conceitos de economia do compartilhamento e plataformas digitais, trazendo as questões de racionalização e reorganização da utilização dos recursos e mudanças comportamentais da sociedade. Também busca fundamentar o modelo de habitação coletiva coliving, que reside na ideia de ter acesso a instalações compartilhadas. Além disso, se apresenta os conceitos de Inteligência que está relacionado ao monitoramento do ambiente externo à organização. E por fim, conceitua-se as ferramentas estratégicas utilizadas como suporte dos processos decisórios.
Foi conduzida uma pesquisa exploratória aplicada à 10 pessoas, com faixa etária de 20-40 anos, com experiência de moradia compartilhada no exterior. A pesquisa foi dividida quatro partes: especificação do alvo, coleta de informações, criação de sentido para as informações obtidas e transformação dos insights com o apoio de ferramentas estratégicas. O questionário de pesquisa qualitativo semiestruturado foi aplicado para conhecer as percepções do consumidor de habitações coletivas e desenvolver a modelagem de um novo negócio digital em formato de plataforma voltado a esse tipo de moradia.
Com os resultados da análise de conteúdo e dos insights retirados no processo de criação de sentido com IEA +Puzzle, foi feita a associação para a elaboração das hipóteses e definições das ações para a prototipagem do Canvas de negócios e da ferramenta. A partir de insights obtidos com pessoas que tiveram experiência em habitação compartilhada no exterior, foi possível elaborar uma solução para a Plataforma de Habitações Compartilhadas, identificando os pontos necessários para a visualização de um negócio diferencial e inovador.
O objetivo de fazer a aplicação de Inteligência, de forma individual, para subsidiar a prototipação de um modelo de negócios para uma plataforma de coliving com ferramentas estratégicas de Canvas de Negócios e Oceano Azul foi atingido. A maior dificuldade da construção de sentido e aplicação de inteligência estratégica de forma individual é a questão da limitação de ideias e percepções das pessoas. O método da IEA pode ser aplicado a novos negócios, trazendo o conhecimento acadêmico para o mercado e contribuindo para a racionalização das decisões tomadas no desenvolvimento de novos negócios.
KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 OSTERWALDER, A.; PIGNCUR, Y. Business Model Generation. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011. PARKER, G.; VAN ALSTYNE, M.; CHOUDARY, S. Platform revolution. 1st ed. New York: W. W. Norton & Company, Inc., 2016 LESCA, H. e JANISSEK-MUNIZ, R. 2015. Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva: O Método L.E.SCAnning. Porto Alegre: Pallotti. CORFE, S. Co-Living: A Solution to the Housing Crisis?, 2019.