Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL A PARTIR DO ERRO VIVENCIADO POR GESTORES DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
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Palavras Chave

Aprendizagem a partir do erro
Erro individual
Empresas de base tecnológica

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Henrique Geraldo Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Reumo

Tendo em vista de que se trata de um componente da ação humana, assume-se que não é possível evitar, completamente, os erros, inclusive, nas organizações, onde a tentativa de prevenir – ou, mesmo, erradicar – a sua ocorrência pode mostrar-se inútil. Investigações do campo de estudos em administração e organizações têm dado enfoque ao tema, no entanto, por meio de abordagens que realçam diferentes aspectos da aprendizagem individual a partir dos erros, como os efeitos das emoções negativas sobre a motivação para aprender a partir do erro e o aprendizado a partir dos erros de outras pessoas.
Com isso, a compreensão processual da aprendizagem individual a partir do erro representa uma lacuna nos estudos organizacionais, pois se reconhece que a efetividade dessa aprendizagem é decorrente da recuperação de informações e eventos relativos ao processo do erro. Assim, esta pesquisa partiu do seguinte problema: como o erro individual é abordado, no ambiente de trabalho, e de que forma leva a aprendizagens? O objetivo foi identificar e analisar, no contexto de empresas de base tecnológica, o processo por meio do qual o erro individual foi abordado e levou à aprendizagem a partir do erro.
Observa-se a compreensão segundo a qual o erro representa uma ação cujo resultado é discrepante do previsto, quase sempre, avaliado como negativo. O parâmetro levado em conta para a determinação de que ocorreu um desvio do resultado esperado pode ser uma meta, padrões, regras ou procedimentos; planos e projetos experimentais ou inovadores. Especificamente, há autores que consideram que os erros podem ser resultantes, também, de falhas no âmbito do relacionamento interpessoal, expressadas na forma de interpretações equivocadas e conflitos interpessoais.
A pesquisa é natureza qualitativa e adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo qualitativo básico. O grupo de sujeitos da pesquisa foi composto por nove gestores, oriundos de oito empresas de base tecnológica. Os dados foram coletados, durante os meses de abril e maio de 2019, por meio de entrevistas qualitativas individuais. No tratamento e análise dos dados, foram adotados os procedimentos da análise de conteúdo.
A análise e discussão dos resultados foi orientada pelas seguintes categorias: (i) o erro que foi cometido; (ii) a situação-problema em que o erro se manifestou, com a indicação dos elementos indicativos da ocorrência do erro; (iii) as causas do erro, com a tipificação das causas; (iv) medidas corretivas adotadas; (v) elementos do contexto que facilitaram a abordagem ao erro e (vi) aprendizados adquiridos a partir da situação de erro, com a identificação dos tipos de aprendizados adquiridos.
Com base nos resultados foi possível delinear o processo de aprendizagem a partir do erro vivenciado pelos sujeitos. Tendo-se em vista a adequada recuperação de informações e eventos relacionados ao processo de erro, o percurso processual delineado permite uma clara distinção entre a ocorrência do erro e a sua manifestação na forma de situações-problema. Não se observa, nas investigações sobre o tema, a ênfase sobre tal aspecto, a despeito de sua relevância para a compreensão mais bem formulada sobre a forma pela qual os indivíduos detectam erros a partir da investigação de problemas.
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