Resumo

Título do Artigo

PROGERIS: uma proposta de Framework para o Processo de Gerenciamento de Riscos nas Instituições Federais de Ensino Superior
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Riscos
Setor Público
Processo de Gerenciamento de Riscos (PROGERIS.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - THIAGO DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
2 - Bruno José Pereira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Campus Central
3 - Pablo Luan Bezerra dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Engenharia de Produção
4 - André Morais Gurgel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
5 - Josue Vitor de Medeiros Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD/PPGA

Reumo

Com a intensificação da Gestão de Riscos corporativos (GR) no setor público, há uma constante necessidade em se adaptar práticas dos principais moldes de GR no desenvolvimento de modelos próprios e adequados à realidade desse contexto.
A Gestão de Riscos (GR) é um tópico recente em pesquisas acadêmicas e no ambiente corporativo, sendo constantemente desenvolvida em organizações dos setores privado e público. Diversas abordagens e frameworks recomendados para gestão de riscos já foram desenvolvidos e publicados na literatura para que a GR seja desenvolvida adequadamente em contextos distintos de diversas organizações. O presente trabalho objetiva apresentar construção, aplicação e resultados de uma proposta de framework, denominado PROGERIS, para gerenciamento de riscos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES)
A Gestão de Riscos pode ser definida como um processo contínuo que é capaz de identificar e mitigar elementos e eventos responsáveis por maximizar efeitos negativos nas práticas organizacionais, interferindo no alcance de seus objetivos. O desafio para as organizações, os gestores e profissionais que pretendem trabalhar com a GR é reorganizar práticas dos seus principais moldes, construindo uma abordagem que mais se adeque a sua realidade.
Esse trabalho caracteriza-se como de natureza qualitativa, sua abordagem metodológica é o estudo de caso da aplicação da proposta nesse setor e para a coleta e registro das informações referentes contou-se com a observação participante e um questionário de avaliação e validação. Do mesmo modo, essa pesquisa também é descritiva do ponto de vista de seus resultados, sendo os dados analisados na ótica da Análise de Discurso e Análise de Conteúdo
Os resultados apresentam o detalhamento da implantação da GR no setor com a utilização do PROGERIS, demonstrando o desdobramento de suas dez etapas, quais sejam: Estabelecimento de objetivos, Priorização dos Processos; Capacitação em Gestão de Processos; Análise dos Processos; Capacitação em Gestão de Riscos; Avaliação dos Riscos; Definição do Tratamento dos Riscos; Execução dos Planos de Ação; Monitoramento e Controle; e Comunicação e Consulta. Essas etapas são sustentadas pela literatura, avaliadas e validadas com a equipe.
Com o PROGERIS, a presente IFES alcançou o menor índice de Fragilidade de Controles na Gestão de Riscos e Controles Internos (0,34), sendo este o melhor índice dentre as 105 de instituições de ensino participantes do levantamento do TCU.
COSO - Committee Of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission. Enterprise Risk Management - Integrated Framework. [s.l.], 2007. ISO - INTERNATIONAL STANDARD. Iso 31000: Risk management — Principles and guidelines, [s.l.], 2009. SILVA, Bruno José Pereira. Proposta de Modelo de Gestão de Riscos para uma IFES visando a Realização de Auditoria Baseada em Riscos. 2015. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Processos Institucionais da Ufrn, Natal/rn, 2015. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Auditoria Exposição da Administração Pública Federal a Fraude e Corrupção. Brasil,2018