Resumo

Título do Artigo

MÉTODO INTERVENCIONISTA EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO COMO UMA ALTERNATIVA PARA ESTUDOS SOBRE SUBJETIVAÇÃO DA AÇÃO EMPREENDEDORA POR MULHERES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Psicodinâmica do Trabalho
Empreendedorismo
Subjetivação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - ALEXANDRE MARCELO COUTINHO GUEDES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - CCSA

Reumo

O estudo tem como objetivo estruturar uma articulação metodológica entre as abordagens teóricas que tratam da Psicodinâmica do Trabalho - PDT e o Empreendedorismo. A investigação é parte de uma pesquisa mais ampla, cujo o objeto de estudo é o processo de intersubjetividade proveniente da ação empreendedora por mulheres. optou-se por criar, inspirado no método do Laboratório de Mudança, baseado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural – TAHC. Pretende-se ser uma alternativa nas pesquisas que busquem propiciar melhor compreensão dos processos psíquicos de subjetivação da ação empreendedora.
Dado a escassez de estudos sobre PDT e Empreendedorismo, qual abordagem metodológica propiciaria uma articulação entre essas áreas de conhecimento? O estudo tem como objetivo estruturar uma articulação metodológica entre as abordagens teóricas que tratam da Psicodinâmica do Trabalho - PDT e o Empreendedorismo.
O processo de subjetivação que trata esse estudo está relacionado com a interação dinâmica em que o sujeito, enquanto empreende, dá de si próprio a esse trabalho, à medida que atua, executa, inova, decide, interage e recria contextos, oferece sua razão e sua emoção, sua objetividade e, especialmente, sua subjetividade, para dar conta não apenas do que foi determinado pela organização do trabalho, mas também daquilo que não foi previsto. O acesso ao processo de subjetivação exige uma abordagem metodológica compatível e que considere as especificidades do empreendedorismo.
A ação empreendedora equivale ao trabalho real, na PDT. O trabalho real está diretamente relacionado com o conceito de falha, sendo que experimentar a falha seria experimentar, o não previsto. Sempre que a empreendedora redireciona sua atenção do trabalho para cumprir um outro papel social, como mãe de um filho doente, ela se depara com o trabalho real, e isso pode gerar angústia, sofrimento ou mecanismos de defesa. O Laboratório de Mediação em PDT pode possibilitar essa compreensão dos processos da subjetivação da ação empreendedora.
É imprescindível que se tenham alternativas metodológica a articulem a teoria da Psicodinâmica do Trabalho e o Empreendedorismo e acessem ao processo de subjetivação da ação empreendedora. O Laboratório de Mediação em Psicodinâmica se propõe ser uma dessas alternativas, para promover mudanças que devem vir por meio da aquisição de informações relevantes que sustentem suas decisões, pela obtenção da capacidade de fazer reflexões críticas e pela tomada de consciência sobre sua condição como mulher.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977; BENDASSOLLI, P.; SOBOLL, L. A. Clínicas do trabalho: novas perspectivas para a compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Atlas, 2010; CASADORE, Marcos Mariani. Sobre os aspectos clínicos e a complexidade do trabalho: as clínicas do trabalho compreendidas pela perspectiva da Psicossociologia. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo , v. 19, n. 2, p. 177-185, 2016; COSTA, S. H. B. Sentido do Trabalho In. VIEIRA, F. O., MENDES, A. M., MERLO, A. R. C. Dicionário crítico de gestão e Psicodinâmica do Trabalho. Curiti