Resumo

Título do Artigo

PORTO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR
PORTO DIGITAL
TRIPLE HELIX

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Ilmária Alves Coelho Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - RECIFE

Reumo

O Porto Digital é um parque tecnológico criado a partir da união entre Universidade, Empresas e Governo. Para cuidar da Gestão do parque foi fundado o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), este tem como função implementar políticas públicas, administrar e fazer a articulação entre os diversos atores que interagem para a existência do Parque Tecnológico. Nas economias emergentes, a expectativa é que os parques tecnológicos possam atuar como "catalisadores de desenvolvimento", impulsionando o início de empresas de alta tecnologia recém-estabelecidas (BIGLIARDI et al. 2006).
Diante do exposto questiona-se: Quais as ações de governança que o Núcleo de Gestão do Porto Digital tem realizado para a manutenção do seu ecossistema empreendedor? Com o intuito de responder a esta pergunta este trabalho teve como objetivo analisar as ações realizadas pelo NGPD em prol da manutenção de seu ecossistema empreendedor.
Em um mundo de negócios turbulento e hiperativo, vantagens estratégicas e competitivas são cada vez mais baseadas em recursos compartilhados, externalidades de rede, transbordamentos de conhecimento, recursos locais e apoio governamental, criando uma necessidade de conceitos além da abordagem de vantagem competitiva específica da firma (PORTER, 1990). Para se adaptar a este mundo é necessário que os empreendedores se conectem as informações que indiquem quais os caminhos a serem percorridos e as pessoas com as quais eles poderão aprender e compartilhar conhecimentos (CUNNINGHAM; MENTER, 2019).
Realizou-se uma análise de conteúdo das informações disponibilizadas no site institucional do Porto Digital. Informações divulgadas no portal eletrônico Porto Digital foram categorizadas conforme os domínios que caracterizam um ecossistema empreendedor (ISENBERG, 2011). Com o auxílio do software Nvivo, utilizando a ferramenta Ncapture, os post de notícias publicados e disponíveis no site do Porto Digital no período de dezembro/2016 a fevereiro/2019 foram coletados, totalizando 30 postagens. Em seguida essas informações analisadas e distribuídas nos “Nós” ou categorias.
Na categoria cultura=> história de sucesso, a expansão e interiorização das ações do NGPD, possibilitou que em 2015 o Armazém da Criatividade, em Caruaru, entrasse em funcionamento. Sendo o mesmo apontado como uma das 10 soluções mais inovadoras do mundo segundo a Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação- IASP ( PORTO DIGITAL, 2016).
Através da análise de conteúdo das informações disponíveis no site do Porto Digital, foi possível observar que cada um dos domínios que formam o ecossistema empreendedor continham atividades desenvolvidas. Percebeu-se a interação entre os atores, o estímulo ao empreendedorismo e a criatividade, a busca pelo reconhecimento internacional. Fatores como esses contribuem para a manutenção e expansão do Porto Digital, como também faz como que seja considerado um dos melhores parques tecnológicos do Brasil.
BIGLIARDI, B. ; DORMIO, A. I; NOSELLA, A.; PETRONI, G. Assessing science parks' performances: directions from selected Italian case studies. Technovation , v. 26 (4), p. 489–505, 2006. ISENBERG, D. J. The entrepreneurship ecosystem strategy as a new paradigm for economic policy: principles for cultivating entrepreneurship. Presentation at the Institute of International and European Affairs, p. 1–13, 2011. CUNNINGHAM, J. A.; MENTER, M. Entrepreneurial ecosystem governance: a principal investigator-centered governance framework. Small Business Economics, v. 52, p. 545–562, 2019.