Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO SOBRE INOVAÇÃO VERDE, SEUS FATORES DETERMINANTES E BENEFÍCIOS EM GRANDES EMPRESAS DO SETOR DE INFRAESTRUTURA DO ESTADO DO CEARÁ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Verde
Sustentabilidade
Fatores determinantes

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Etienne Unias de Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
2 - Antonio Jocélio Alves Pereira
-
3 - José Carlos Lázaro da Silva Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
4 - Cláudio Bezerra Leopoldino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

As atividades inovadoras assumem um papel preponderante dentro das organizações, notadamente aquelas relativas às questões ambientais. Ações como reduzir o consumo de energia, reutilizar materiais, adotar reúso de água, dentre outras, representam uma influência significativa na sustentabilidade organizacional. Essas atividades estão diretamente relacionadas ao que alguns autores denominam como inovação verde. Esta pode ser definida, na visão de Chen, Lai e Wen (2006), como uma tecnologia aplicada a produtos ou processos com a finalidade de atender às exigências ambientais.
Diante do cenário exposto, a questão que direciona o presente estudo é: quais são os fatores determinantes para a adoção da inovação verde na percepção de gestores das companhias energética, portuária e de saneamento do Estado do Ceará? Para responder a essa pergunta, este trabalho tem por objetivo: (i) entender a percepção dos gestores sobre o conceito de inovação verde (ou similares) e sua adoção; (ii) identificar os fatores determinantes para adoção da inovação verde e (iii) identificar a percepção, os benefícios e os impactos nos resultados organizacionais da adoção da inovação verde.
A inovação verde (Green innovation) ou eco-inovação (ecoinnovation) surgiu no final da década de 90 ao início dos anos 2000, como uma nova abordagem que procura responder as questões relacionadas às pressões ambientais que passaram a ser maiores no decorrer do tempo. Chen, Lai e Wen (2006) entendem que inovação verde está ligada a práticas voltadas para a eficiência energética, para a reciclagem de resíduos, para o controle e prevenção dos agentes poluentes, bem como o exercício de uma gestão ambiental em nível corporativo e uma política de eco design.
A pesquisa foi desenvolvida em seis etapas: i) análise documental; ii) realização das entrevistas; iii) transcrição e análise dos dados; iv) formação dos blocos, com elaboração das unidades de significado; v) elaboração das categorias, tendo por base os trabalhos de Chen, Lai e Wen (2006) e de Dangelico e Pujari (2010) e vi) interpretação e cruzamento dos dados. A escolha dos objetos se deu pelo corte macro setorial em “utilidades” (pouco explorado) e sua convergência com a acessibilidade.
Nota-se que as companhias investigadas adotam a inovação verde em seus processos, sejam eles produtivos ou administrativos, embora os gestores que foram entrevistados não conheçam o tema em profundidade. Esses achados corroboram com os estudos de Chen, Lai e Wen (2006). Quanto aos fatores determinantes, há dois tipos: fatores internos e externos às organizações e a integração deles pode resultar em novas oportunidades de negócio e reconhecimento no mercado. Os benefícios identificados foram: redução do impacto ambiental, melhor desempenho das empresas e melhoria da imagem corporativa.
Constatou-se que os gestores envolvidos com a temática inovação verde estão com foco não só na lucratividade, mas atentos também ao desenvolvimento social e ambiental da localidade onde a companhia está inserida. Já os benefícios ambientais possibilitam resultados indiretos, do ponto de vista social e ambiental, não só por melhorarem a imagem da empresa, mas por evitarem multas ambientais e contribuírem para a melhoria no relacionamento com órgãos ambientais. Destacam-se, ainda, dois motivadores significativos: retornos financeiros e sustentabilidade ambiental.
ALOISE, P.G.; SILVA, D. F.; MACKE, J. Direcionadores de Ecoinovação e seus Impactos: Estudo de Caso na Zona Franca de Manaus. Revista de Administração IMED, v. 8, n. 2, p. 166, 2018. CHEN, Y. S., LAI, S. B; WEN, C. T. The Influence of Green Innovation Performance on Corporate Advantage in Taiwan. Journal of Business Ethics, v. 67, n. 4, p. 331-339, 2006. DANGELICO, R. M.; PUJARI, D. Mainstreaming Green product innovation: why and how companies integrate environmental sustainability. Journal of Business Ethics,v. 95, p. 471-486, 2010.