Resumo

Título do Artigo

MADALENA BURGER: ESTABILIZAR OU CRESCER?
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Palavras Chave

Administração de Marketing
Empreendedorismo
Atitude Empreendedora

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Djenifer Pereira dos Santos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu
2 - Flávia Martins de Souza
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu
3 - Ana Paula Kieling
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu

Reumo

Este caso objetiva oportunizar aos alunos a discussão de temas do contexto empreendedor e mercadológico, pela análise da Madalena Burger, que vende hambúrgueres artesanais. A hamburgueria, aberta em 2017 em Tijucas – SC pelo casal Bruno Fonseca e Lívia Rocha, atende seus clientes por delivery. Devido à receptividade do público, o casal cogita a possibilidade de abrir uma unidade física. O dilema do caso está na decisão entre a abertura do novo espaço e a manutenção do serviço de entregas, considerando as características do negócio, objetivos dos proprietários e situação do mercado.
O presente caso tem por objetivo oferecer aos alunos vivência nas situações relacionadas à gestão de micro e pequenas empresas. A proposta é que os estudantes se coloquem na posição dos proprietários do negócio para interpretar o dilema principal – manter a oferta de serviços delivery ou abrir uma unidade física - e, a partir disso, apresentar estratégias possíveis para a obtenção de melhores resultados para a Madalena Burger.
Os dados foram coletados com o uso de entrevistas semiestruturadas com os donos da empresa, bem como pela análise de documentos impressos e da internet. O caso é baseado em uma história real, sendo que um dos autores faz parte da gestão da Madalena Burger. No entanto, o nome dos personagens do caso é fictício para preservar a identidade dos empreendedores. Além disso, foi necessária a criação de elementos e diálogos de modo a enriquecer a redação do caso.
Sugere-se a aplicação do caso nos cursos de Graduação em Administração e Gestão de Marketing. O debate inclui temas como administração de marketing, empreendedorismo e atitude empreendedora, permitindo direcionamento para as disciplinas de Empreendedorismo, Administração Mercadológica, Plano de Negócios e Gestão de Micro e Pequenas Empresas.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. EDDLESTON, K. A.; KELLERMANNS, F. W.; ZELLWEGER, T. M. Exploring the Entrepreneurial Behavior of Family Firms: Does the Stewardship Perspective Explain Differences? Enterpreneurship Theory and Practice, p. 1-21, 2010. KOTLER, P. Administração de marketing: A bíblia do marketing. 12. ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Mentalidade empreendedora: o modo de pensar do indivíduo empreendedor. REGEPE, v.6, n.3, p.495-524, 2017.