Resumo

Título do Artigo

O VALOR DO NÃO TER: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DE DESEMPREGADOS DE BELO HORIZONTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sentido do Trabalho
Significado do Trabalho
Desemprego

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Lorranne Kethlen Cota Ventura
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVOS HORIZONTES - Barreiro
2 - Jefferson Rodrigues Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Cepead - Campus Pampulha
3 - Julio Guimarães Barata
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
4 - Thaís Pinto da Rocha Torres
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD

Reumo

Se o ato de trabalhar traz satisfação e autoconhecimento, em contrapartida o desemprego desestrutura o indivíduo socialmente e psiquicamente, podendo gerar desde um simples desalento à deterioração da autoimagem (MENDES 2015), alterando a maneira como o indivíduo percebe o trabalho em sua vida (OLIVEIRA, 2008), bem como aspectos psicossociais, pois atribui-se o trabalho ao sentimento de produtividade e capacidade (KUBO; GOUVÊA; MANTOVANI, 2013).
Como o significado e o sentido do trabalho são percebidos por pessoas desempregadas? Analisar os sentidos e significados do trabalho para um grupo de pessoas com curso superior e desempregadas na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG).
Serão apresentados os conceitos, visões e abordagens de diferentes autores quanto aos temas Centralidade do trabalho e Sentidos e Significados do trabalho.
Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo, cujas etapas resultaram nas categorias de análise, a saber: centralidade do trabalho, sentido do trabalho e significado do trabalho no contexto de desemprego.
Neste sentido, verificou-se que o trabalho é o principal meio regulador da vida humana, uma vez que por meio da força de trabalho o ser humano assegura sua sobrevivência e satisfaz suas necessidades básicas. Diante dos relatos dos entrevistados, pode-se perceber o quanto sensitivo e valoroso é o trabalho para a vida dos mesmos, pois, mesmo diante do desemprego o trabalho para ambos continua sendo o regulador e responsável por dar sentido à vida, os assegurando economicamente e os fazendo se sentir ser social, possibilitando-os a desenvolverem socialmente, interagindo com diferentes pessoas.
Nota-se que a interação social diminuiu significativamente com o desemprego. Os entrevistados ressaltaram que os seus colegas bem como seus familiares os reconhecem pelo status de empregado, inferindo que a identidade do sujeito, atribuída pelo outro, fica “apagada” ou “desconhecida”. E com isso, afirmam perderem a vontade de sair de casa e se relacionar com as pessoas e evitam reuniões familiares. Neste sentido, percebe-se que o trabalho mantém um espaço significativo em suas vidas, reiterando as proposições de autores que apontam a relevância do trabalho como parte importante na vida social.
DEJOURS, C. Prefácio. In: MENDES, A. M. (Org.). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 21. MENDES, M. E. S. Desemprego e fragmentação da subjetividade: estudo de multicascos com trabalhadores demitidos nas cidades de ouro preto e mariana. Belo horizonte: Centro Universitário Unihorizontes, 2015. SILVA, N; TOLFO, S. R. Trabalho significativo e felicidade humana: explorando aproximações. Revista Psicologia Organizações e Trabalho. vol.12, n.3 Florianópolis, 2012.