Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DA ENTRADA DE EMPRESAS DE CARSHARING NO MERCADO BRASILEIRO DE LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS RENT-A-CAR
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Palavras Chave

Economia Compartilhada
Carsharing
Barreiras de Entrada

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada na Organização Industrial

Autores

Nome
1 - Diego Cesar de Jesus Fagundes Andrade
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Praça da Liberdade
2 - Walter Marinho de Oliveira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Praça da Liberdade

Reumo

Diante de uma sociedade altamente consumista, o mundo viu surgir nos últimos anos uma tendência que, em contraposição, busca a sustentabilidade: o consumo colaborativo baseado na economia de compartilhamento. Nesta tendência, o compartilhamento de carros, carsharing, vem crescendo rapidamente nos principais mercados consumidores e chegou ao Brasil em 2010. Por todos os benefícios que promete, levantou um questionamento inquietador: será que este novo modelo de negócio por compartilhamento de veículos poderia ameaçar o bem estabelecido setor de locação de carros no Brasil?
O carsharing é um novo modelo de negócio que questiona a posse de veículos, sendo uma alternativa aos serviços de locação tradicionais. Se acompanhar a tendência de crescimento no mundo, em breve tal mercado estará amplamente difundido no Brasil. Diante deste cenário, a questão central deste estudo é qual o impacto da entrada das empresas de carsharing no setor de locação de veículos no Brasil? Ainda, interessa-nos avaliar a percepção da locadoras sobre este novo fenômeno e suas ações estratégicas preventivas ou já implementadas para confrontar esta possível ameaça a seu negócio.
A entrada de novas empresas nos mercados é algo muito comum e ocorre sob a observação de empresas concorrentes que podem constituir significativas barreiras de entrada às entrantes (BESANKO et al, 2012). Nos últimos anos, um movimento econômico e social denominado de “economia colaborativa” vem ganhando força e se popularizando nos cinco continentes do planeta (SILVEIRA, 2017). Carsharing é o termo utilizado para configurar o conceito de economia colaborativa no compartilhamento de carros que proporciona o acesso a bens e serviços sem a necessidade de adquiri-los (MELO, MORO, CAUCHICK-MIGUEL,
Devido a necessidade de um mergulho profundo no fenômeno pesquisado, foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa pelo seu maior grau de subjetividade e consideração de variáveis. Desse modo, o método de estudo de caso foi selecionado como o mais apropriado pelas suas técnicas de coleta de dados, que foram obtidos de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com profissionais dos níveis gerenciais e executivos de duas das principais locadoras brasileiras um uma importante empresa de carsharing. Além de pesquisa também a partir de dados secundários.
O estabelecido mercado de locação de automóveis brasileiro atua no país desde 1950 e é protagonizado por três grandes empresas. O carsharing chegou ao país em 2010 e apesar de ainda ser um segmento muito menor do que o de locação, possui grande potencial de expansão e crescimento pelas características sociais e culturais brasileiras. Locadoras e empresa de carsharing acreditam no futuro do setor e apostam em uma competição menos direta e, até mesmo, numa complementaridade de mercados. Atentas, locadoras investem em tecnologias que se aproximam das utilizadas pelas empresas de carsharing.
Nas entrevistas realizadas ficou claro que o carsharing brasileiro, ainda muito embrionário e incipiente, é incapaz de oferecer riscos ao mercado de locação e, portanto, não o impactou. Apesar disso, ele é uma realidade brasileira e será, no futuro, muito maior a partir da capacidade dessas empresas em superar as barreiras impostas. As locadoras pesquisadas desenvolvem tecnologias bastante semelhantes às utilizadas pelas no carsharing e estão interessadas em diversificar suas atividades no segmento de mobilidade veicular. Com isso, sugerem que atuarão neste segmento com o crescimento do setor.
BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S.; Administração Estratégica e vantagem competitiva. 3º edição. Editora Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2011. MELO, Y.O.; MORO, S. R.; CAUCHICK-MIGUEL, P. A. Compartilhamento de veículos no contexto de sistema produto-serviço: análise de uma iniciativa de implementação no Brasil e comparação com sistemas na Europa. Revista Produto & Produção, v. 18, n°3, p.20-34. 2017. RIBEIRO, R. F; TEIXEIRA, L. C. M; HABEL, C. F. S. Economia Colaborativa e o Consumo Colaborativo: Oportunidades e Ameaças no Mercado de BHT. XIX SemeAd – Seminários em Administração, 2016.