Resumo

Título do Artigo

Um estudo sobre o nível de maturidade do gerenciamento de riscos em projetos: Ágil vs Tradicional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Projetos
Gerenciamento de Riscos
Gestão Ágil de Projetos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Henrique Takashi Adati Tomomitsu
Escola Politecnica da USP - Engenharia de Produção
2 - Daniel Augusto Fazoli
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA USP Pós Graduação em Administração
3 - SERGIO PINTO ZACARIAS
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo

Reumo

Nos últimos anos as abordagens ágeis de gestão de projetos estão ganhando destaque em outros contextos além do desenvolvimento de software, principalmente em cenários em que é preciso uma gestão mais flexível para responder eficazmente às várias alterações que podem surgir ao longo de um projeto devido aos riscos envolvidos. Apesar desse crescimento, ainda existem poucos estudos que buscam entender mais sobre como determinadas práticas de gestão de projetos, como o gerenciamento de riscos, são incorporadas nessas novas abordagens.
Esse estudo tem a seguinte questão de pesquisa: “Existe diferença do nível de maturidade do gerenciamento de riscos em projetos ágeis em relação aos projetos tradicionais?”. Diante dessa questão, esse estudo tem como objetivo verificar se existe uma variação do nível de maturidade do gerenciamento de riscos entre projetos com diferentes abordagens de gestão.
A presença do gerenciamento de riscos de projetos é um fator importante que pode contribuir para o sucesso do projeto. Na abordagem tradicional o risco tem esse destaque, e compõe uma das dez áreas do conhecimento estabelecidas pelo PMBOK®. Logo por ser algo já presente dentro dos processos da abordagem tradicional, a hipótese desse estudo é: “O nível de maturidade do gerenciamento de riscos na gestão ágil é menor do que na gestão tradicional de projetos, uma vez que o risco já é uma área de conhecimento nesse tipo de abordagem, sendo considerada uma área do conhecimento no PMBOK®”.
Optou-se por seguir uma abordagem quantitativa para realizar esse estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de uma Survey. Foram enviados questionários, cujas perguntas seguiram uma escala Likert de 1 a 5 pontos, por e-mail e em redes sociais. Para analisar os dados foram realizadas as seguintes etapas: i. Análise Estatística Descritiva com o propósito de se obter uma visão mais abrangente da aplicação de cada etapa do gerenciamento de riscos. ii. Comparação de médias para cada um dos processos de gerenciamento de riscos entre projetos que seguem a abordagem ágil e a tradicional.
A percepção da presença de cada um dos sete processos na gestão ágil de projetos é superior que na gestão tradicional. Um fato curioso do resultado obtido é que o primeiro processo de planejar o gerenciamento de risco apresenta de certa forma um valor menor que alguns dos processos subsequentes. Isso pode ser uma oportunidade para estudos futuros que busquem entender os motivos que levam a fase inicial do gerenciamento de riscos serem de certa forma menos presentes que as demais, sendo que é justamente nela que é definido como conduzir as atividades de gerenciamento de projetos.
Foi possível constatar pela análise estatística descritiva que a percepção dos colaboradores que atuam em projetos ágeis é levemente superior em relação a todos os processos do gerenciamento de riscos em relação à percepção daqueles que atuam em projetos tradicionais. Porém quando se analisada estatisticamente pelo Teste t não foi possível comprovar estatisticamente essa diferença identificada para a maioria dos processos, apenas para processo de planejar o gerenciamento de riscos, que aparentemente é algo mais presente nos projetos ágeis.
Ahmed, M. N., & Mohammed, S. R. (2019). Developing a Risk Management Framework in Construction Project Based on Agile Management Approach. Civil Engineering Journal, 5(3), 608-615. Albadarneh, A., Albadarneh, I., & Qusef, A. (2015, November). Risk management in Agile software development: A comparative study. In 2015 IEEE Jordan Conference on Applied Electrical Engineering and Computing Technologies (AEECT) (pp. 1-6). IEEE. Cervone, H. F. (2006). Project risk management. OCLC Systems & Services: International digital library perspectives, 22(4), 256-262.