Resumo

Título do Artigo

“BIG FIVE E PHUBBING”: Investigando a relação dos traços de personalidade com o ato de ignorar pelo smartphone
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Palavras Chave

Phubbing
Personalidade
Smartphone

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Marina Valim Bandeira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Kathiane Benedetti Corso
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

Nos últimos anos, observou-se a popularização dos celulares inteligentes, chamados smartphones. Seu uso constante tem trazido problemas aos usuários e a quem com convive com eles. Nesse sentido, surge o comportamento do phubbing, que é caracterizado pelo ato de ignorar quem está a sua volta para prestar atenção em seu smartphone. Estudos têm sido realizados para investigar o que está por trás desse comportamento. Foram identificadas questões como dependência de internet, de smartphone e das redes sociais. Porém, questões como as personalidades dos individuos ainda não foram investigadas.
Logo, o presente estudo tem como questão problema "qual a relação entre os cinco traços de personalidade individual (neuroticismo, extroversão, amabilidade, conscienciosidade e abertura a novas experiências) e o comportamento do phubbing nos estudantes universitários brasileiros usuários de smartphone?". Como objetivo tem-se analisar a influência dos cinco traços de personalidade no comportamento do phubbing dos universitários brasileiros usuários de smartphone.
O referencial teórico está dividido em três blocos. O primeiro aborda a questão do uso problemático de smartphone; o segundo o comportamento do phubbing, trazendo os autores principais como Karadag et al. (2015); e o terceiro trata dos traços de personalidade e sua relação com as tecnologias.
O estudo sucedeu-se a partir da aplicação de um survey por meio online para a amostra de universitários e utilizou técnicas de estatística descritiva e regressão múltipla para responder aos objetivos propostos.
Descobriu-se que o nível de phubbing é considerado moderado entre a amostra selecionada. O comportamento também é positivamente influenciado por indivíduos com traços correspondentes ao neuroticismo e amabilidade. Já indivíduos com traços de conscienciosidade e abertura a novas experiências possuem influência negativa no comportamento.
Concluiu-se, a partir dos resultados, que a personalidade atuaria como uma variável moderadora do comportamento de phubbing. Além disso, destaca-se que conhecendo os traços dominantes da personalidade dos indivíduos, consegue-se identificar se o mesmo possui uma pré-disposição a desenvolver esse tipo de problema, indicando auxílio de um profissional capacitado para auxiliar na prevenção das dependências tecnológicas.
ALLPORT, Floyd H.; ALLPORT, Gordon W. Personality Traits: Their Classification and Measurement. The Journal of Abnormal Psychology and Social Psychology, v. 16, n. 1, p. 6, 1921. CHOTPITAYASUNONDH, Varoth; DOUGLAS, Karen M. How “phubbing” becomes the norm: The antecedents and consequences of snubbing via smartphone. Computers in Human Behavior, v. 63, p. 9-18, 2016 KARADAĞ, Engin et al. Determinants of phubbing, which is the sum of many virtual addictions: A structural equation model. Journal of behavioral addictions, v. 4, n. 2, p. 60-74, 2015.