Resumo

Título do Artigo

Características comuns entre empreendedores sociais: uma análise fílmica de documentários sobre empreendimentos de impacto social
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Negócios Sociais
Impacto Social

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - GUSTAVO DE ALMEIDA ANDRADE
-
2 - Rodrigo Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

O empreendedorismo tem sido a nova marca para o desenvolvimento, mas o grande diferencial encontra-se no empreendedorismo social que, além de assumir a responsabilidade de um negócio, na maioria das vezes, faz com que ele produza resultados positivos para a sociedade. Os empreendedores sociais com inúmeras práticas estão mudando realidades, então entender como este grupo vem enxergando soluções para problemas sociais e analisar as características em comuns entre eles, para descobrir um panorama geral sobre o perfil desses indivíduos, é o objetivo deste artigo.
Esse empreendedorismo social pode se dar de diversas maneiras, uma delas são os negócios sociais não possuem o mesmo significado (YUNUS, 2007). Todos aqueles que criam e implementam um negócio social são empreendedores sociais, mas nem todos estão engajados neste ramo. O foco deste artigo, portanto, é falar de empreendedores sociais voltados para negócios com um pequeno viés em instituições sem fins lucrativos com soluções de muito impacto.
A pesquisa foi de natureza descritiva que, segundo Silva & Menezes (2000, p.21), “visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis, em geral, se assume em forma de levantamento”. Assim, foram coletadas as informações necessárias para análise, com vista atingir o objetivo deste artigo que foi analisar as características em comuns entre estes empreendedores para encontrar um panorama geral sobre o perfil desses indivíduos.
Mapeou-se dez documentários (filmes) sobre empreendedorismo social. Após assistir todos eles, foram classificados dois documentários que possuem características muito similares: Um Novo Capitalismo” e “Quem se importa”. Tais características são: roteiro baseado em entrevistas e imagens de empreendedores em seus ambientes de trabalho ou trabalho ou cidades onde atuam, etc. Os dois, interpassam por histórias de vida, experiências e o “mão na massa” do dia a dia na maioria deles em seus empreendimentos com impacto social.
Nos resultados foi possível identificar que os empreendedores sociais enxergam oportunidades em problemas sociais, e não no mercado, dessas oportunidades surgem empreendimento sociais, um deles, são os negócios, presente no Setor 2,5 (SCHERER, 2014). Esses empreendedores enxergam esses negócios como uma forma de gerar mais impacto social, e tem consciência que utilizando de ferramentas adequadas atingem esse objetivo. Com isso conseguem gerar um lucro, mas um lucro como um meio, e não como um fim. Tudo isso por traz de um propósito.
O processo de empreender trouxe aos empreendedores sociais a utilização de ferramentas de mercado que impulsionou ainda mais o impacto que eles geram na maioria das vezes.