Resumo

Título do Artigo

HERÓIS DA RESISTÊNCIA: evidências do intraempreendedorismo no setor público
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Palavras Chave

Intraempreendedorismo no setor público.
Empreendedorismo no setor público
Inovação no setor público

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Alcielis De Paula Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Departamento de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

No ensejo da reestruturação do setor público, o potencial do intraempreendedorismo, no qual servidores podem adquirir ou reforçar expertise para revolucionar as dimensões intraorganizacionais e as funções gerenciais se evidencia. Isso sugere a ilustração de casos específicos de notoriedade como os que aqui se apresenta.
Problema: quais os desafios da prospecção do intraempreendedorismo no setor público que ofuscam o “heroísmo” dos servidores? Objetivo: é analisar os principais desafios da potencialização do intraempreendedorismo no setor público e destacar o modo de configuração desses desafios na ótica de dois casos específicos.
O suporte teórico porposto promove a caracterização do intraempreendedorismo (IE), dos fatores de influência política, dos condicionantes da estrutura organizacional, dos aspectos motivacionais e das articulações estratégicas ao desenvolvimento do intraempreendedorismo nas organizações públicas.
A metodologia parte da analise de dois estudos de casos sobre intraempreendedorismo no setor público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória empírica guiada por entrevistas em profundidade com os principais mentores dos projetos. Os dados foram tratados qualitativamente por meio da análise de conteúdo.
Os resultados alcançados constatam que as instituições públicas em estudo ainda não estão devidamente atentas ao intraempreendedorismo e não neutralizam as barreiras restritivas que inibem o avanço deste fenômeno. Desta forma menospreza-se os talentos dos colaboradores no processo de inovação nas instituições públicas.
Muitos servidores são sim empreendedores internos capazes não só de reestruturar a prestação de serviços públicos para fins de eficiência nos processos internos, como também de criar mecanismos de efetividade que salvaguardam o bem público/social.
Hubbell, L. (1991). Heroes in the public service: A rejoinder. Administration & Society, 23(2), 194-200. Vita, C. B. (1991). The public administrator as hero. Administration & Society, 23(2), 155-185.