Resumo

Título do Artigo

TEAM-BASED LEARNING COMO ALTERNATIVA PARA INOVAR O ENSINO SUPERIOR: A Experiência no Curso de Administração
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Palavras Chave

Metodologias ativas de aprendizagem
Team-based learning
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Aline Rossales Sengik
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
2 - ELISA CORDEIRO BASTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC)
3 - Samuel Vinicius Bonato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC

Reumo

Há necessidade de uma ampla discussão e reflexão sobre as metodologias tradicionais de aprendizagem aplicadas nas instituições de ensino, pois devido às mudanças relacionadas à inovação da tecnologia que facilitaram o acesso a informação em tempo real, ocorreu uma mudança no perfil dos ingressantes nas universidades. Então, é necessário que estas instituições de ensino reavaliem seus métodos e encontrem outras maneiras de se adequarem as necessidades desse novo público-alvo e uma delas seria a adoção de metodologias de aprendizagem ativa, como Team-Based learning (TBL).
Tendo em vista os novos perfis dos alunos nas instituições de ensino superior e o método tradicional de aprendizagem buscou-se nesse trabalho apresentar uma experiência prática da execução da metodologia ativa intitulada Team-based learning em uma disciplina do curso de graduação em Administração de uma Instituição de Ensino Superior, demonstrando a percepção dos discentes e do docente em relação à aplicação desse método.
Prado destaca que na sociedade do conhecimento e da tecnologia, o ensino através de memorização e soluções padronizadas não atende ao novo paradigma, é necessário as instituições repensarem o seu papel em relação à aprendizagem.Araújo,Slomski enfatizam que nas metodologias ativas de aprendizagem o processo é centrado no aluno, ao contrário do tradicional, aluno limita-se a absorver conhecimentos do professor.Michaelsen et.al, coloca que a metodologia TBL é eficaz porque considera que as habilidades profissionais mais importantes estão relacionadas à resolução de problemas, e não à memorização.
Foram desenvolvidas quatro aplicações de TBL, cada uma com um tópico diferente. As aplicações foram realizadas no decorrer do primeiro bimestre para turma de administração e foram responsáveis por 80% da nota. Cada TBL foi realizada em quatro etapas: Teste individual, Teste em equipe, Aula expositiva e Aplicação, e teve valor máximo atribuído de 2,0 pontos cada, distribuídos da seguinte maneira: 0,5 para o Teste individual; 1,0 para o Teste em equipe e 0,5 para a Aplicação. Por último, os alunos avaliaram o desempenho de seus colegas de equipe e receberam um feedback da sua própria atuação.
Os alunos aprovaram a aplicação da aprendizagem em equipes e foram unânimes em aprovar a metodologia. Três alunos indicaram pontos a melhorar, 21% mencionaram como ponto negativo a falta de tempo para leitura e 47% não indicaram algum ponto negativo. Do ponto de vista do professor a aplicação da metodologia foi ótima, de forma que ele pretende continuar aplicando-a nas suas disciplinas e a cada vez mais aprimorá-la. E recomenda o método para o curso de administração, reconhecendo que para conteúdos com cálculos, por exemplo, precisa de adaptações para ver como se aplica a TBL.
É possível afirmar que todos os envolvidos na aplicação da metodologia TBL na disciplina de Logística de Distribuição, aprovaram essa forma de aprendizagem, e inclusive muitos deles inferiram elogios à mesma. Corroborando com essa afirmação, a média da nota total atribuída pelos discentes à metodologia TBL que foi de 9,2.Perante o objetivo deste estudo conclui-se que o mesmo foi atingido. Além disso, considera-se que os resultados obtidos foram muito satisfatórios e demonstram que o estudo foi válido e pode servir de base e apoio para quem deseja realizar aplicação desta metodologia ativa.
Araujo, A. & Slomski, V.(2013);Betta, M.(2015);Blikstein, P., & Zuffo, M. K.(2003); Bottura, R de A.(2018); Hartz, A. M.,&Schlatter, G. V.(2016); Masetto, M. T. (2012); Michaelsen, L. K., Knight, A. B., &Fink, L. D. (Eds.).(2002); Michaelsen, L. K., &Sweet, M.(2012); Prado, M. E.(2005); Ruiz-Campo, Sofía, Soria-Barreto, Karla, & Zúñiga-Jara, Sergio.(2016); Saldivar, K.(2015); Sweet, Michael. Team-Based Learning(2018), entre outras.