Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIA E DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR-GESTOR NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA PARAÍBA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

professor-gestor
desafios
gestão pública

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Mariana Ferreira Pessoa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
2 - Cinthia Moura Frade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Campus VII, Patos-PB.
3 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
4 - Ana Lucia de Araújo Lima Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-graduação em Administração
5 - Marucelle de Alcântara Bonifácio
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Reumo

O professor-gestor atuando como coordenador de curso em uma Instituição de Ensino Superior (IES) está inserido em um ambiente complexo e, muitas vezes, imprevisível, devido à estrutura organizacional, à pluralidade das áreas de estudo e aos diversos tipos de profissionais que compreendem as IES. A função de professor-gestor torna-se uma tarefa desafiante, uma vez que é preciso haver uma conciliação entre a gestão administrativa com a atividade acadêmica e científica, pois comumente ele não deixa de realizar suas funções de docente para dedicar-se mais exclusivamente às de gestão (ARAÚJO, 2016)
Levando em consideração a importância da função do professor-gestor em uma IES, se faz necessário avançar no debate acerca dessa temática. Para nortear o estudo, buscou-se responder a seguinte questão problemática: Quais são os desafios enfrentados pelo professor-gestor no curso de graduação em Administração em uma Instituição de Ensino Superior pública federal da Paraíba? O objetivo geral deste trabalho é analisar os desafios enfrentados pelo professor-gestor do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior na Paraíba.
Conforme Barbosa e Mendonça (2014) é responsabilidade do professor-gestor atuar sobre políticas e procedimentos institucionais; coordenar o planejamento das turmas; ter controle sobre o orçamento da gestão; dirigir o processo de avaliação de docente e discente. É competência ele assistir ao desenvolvimento do discente e sua qualificação como profissional (ARAÚJO, 2016). Exercer a função de professor-gestor no curso de graduação compreende, também, impulsionar a participação e o trabalho em equipe, como forma de garantir a qualidade da educação oferecida pela instituição de ensino (SOUZA, 2018)
Trata-se de um estudo de caráter exploratório e uma abordagem qualitativa. O contexto da pesquisa é uma Instituição de Ensino Superior pública federal na Paraíba, e o sujeito de pesquisa é o coordenador do curso de Administração enquanto professor-gestor da instituição. As entrevistas foram realizadas no dia 18 de Junho do corrente ano, totalizando quatro entrevistas. A coleta de dados também ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada junto aos sujeitos da pesquisa. As entrevistas realizadas foram interpretadas pela técnica de análise interpretativa dos dados.
Foi possível identificar os principais desafios que os professores-gestores enfrentam, os quais são: conciliar as funções de docente com as funções de gestor, devido à grande demanda de atividades; sobrecarga de questões processuais que requerem muito tempo para serem resolvidas; excesso de burocracia, legislação muito inflexível e insuficiência de recursos que são aspectos característicos nas instituições públicas brasileiras; saber gerir docentes e servidores; dificuldade na mudança do PPC do curso; falta de capacitação proporcionada pela IES para os docentes assumirem cargos de gestão.
Fica evidente que nas IES públicas precisam ser repensadas o processo de gestão para melhorar a qualidade do serviço público e realizar mudanças significativas, e um aspecto a ser considerado é a sobrecarga que o professor-gestor acaba tendo devido às diversas incumbências que tem que realizar, visto que a maioria das universidades públicas, a exemplo da instituição abordada nesse trabalho não permite que o docente, ao assumir o cargo de coordenador de curso, exerça apenas a função de gestor, ou seja, o docente estará atuando em sala de aula e na gestão do curso simultaneamente.
ARAÚJO, A. C. Competências gerenciais de coordenadores de curso de graduação no Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Fortaleza, 2016. BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões. Teoria e Prática em Administração, v. 4, nº 2, p. 131-154, 2014.