Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E REQUALIFICAÇÃO URBANA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO ECOPOLO LESTE-OESTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Resíduos Sólidos
Requalificação Urbana

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Ana Thais Carneiro Cisne
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós- Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)
2 - Gabriel Renê Maia Bonadies
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)
3 - Thais Aragão de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)
4 - Claudia Buhamra Abreu Romero
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

A geração de resíduos consiste em um processo diário, ininterrupto e crescente em virtude do crescimento populacional, do acelerado processo de urbanização, e das mudanças tecnológicas e socioeconômicas das populações (BESEN, 2011). Dessa forma, a questão do lixo urbano tem se mostrado uma das principais preocupações para o desenvolvimento sustentável (LIMA, 2010). O presente estudo trata do projeto Ecopolo Leste-Oeste, implantado em Fortaleza, Ceará, parte do programa municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e visa promover mudanças ambientais, sociais e econômicas no bairro.
Pergunta de pesquisa: Como o gerenciamento de resíduos sólidos pode promover a requalificação urbana em uma comunidade? Objetivo: Entender o processo de requalificação urbana de uma comunidade, a partir do gerenciamento de resíduos sólidos. O alcance do objetivo proposto por meio do estudo do presente caso pode servir de benchmarking para projetos semelhantes em outras localidades.
Os resíduos sólidos urbanos representam um desafio tanto na sua geração quanto na sua destinação final (JACOBI, 2012). O problema está ligado ao modo de produção, ao momento cultural e ao desenvolvimento tecnológico das sociedades, uma vez que sua geração decorre da incapacidade do uso total da matéria-prima e da redução da vida útil dos produtos. (FIORE; RUTKOWSKI, 2014). A separação dos materiais recicláveis exerce um papel estratégico na gestão integrada de resíduos sólidos (BESEN et. al., 2014), e vem incorporando um perfil de inclusão social e geração de renda para setores mais carentes.
A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolveu-se em duas etapas: a primeira foi a coleta de dados documentais e uma reunião com o com o professor Albert Gradvohl, Coordenador de Limpeza Urbana da Prefeitura de Fortaleza, idealizador e responsável pela implantação do projeto Ecopolo Leste-Oeste, objeto de estudo da presente pesquisa. A segunda etapa foi realizada por meio de entrevistas com gestores e parceiros do projeto. As questões foram definidas com base nas dimensões do projeto analisadas à luz das dimensões ambiental, social e econômica.
O impacto econômico do projeto na vida dos carroceiros e na limpeza do bairro é unanimidade entre os entrevistados. Como ponto de divergência, ressalta-se a dimensão da integração com os ecopontos, que é fundamental para os gestores do Ecopolo, mas não possui a mesma relevância para os parceiros, uma vez que estes são guiados pela legislação vigente relacionada ao gerenciamento dos resíduos sólidos.
Em termos ambientais, o projeto trouxe educação aos moradores, reduziu a disposição de lixo na rua e melhorou as condições do trânsito, antes congestionado pelo caminhão de coleta que precisava passar oito vezes ao dia. Em termos sociais e econômicos, para os entrevistados a principal mudança veio com a implantação do programa e-carroceiro, aplicativo por meio do qual o valor do lixo entregue nos Ecopontos é transferido em forma de crédito para um cartão individual por intermédio do Banco Palmas, um banco comunitário que presta serviços financeiros solidários.
BESEN, G. R. Coleta seletiva com inclusão de catadores: construção participativa de indicadores e índices de sustentabilidade. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Pública) da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. BESEN, G. R; RIBEIRO, H; GUNTHER, W. M. R.; JACOBI, P.R. Coleta seletiva na região metropolitana de São Paulo: impactos da política nacional de resíduos sólidos. Revista Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 3, p. 259-278, 2014. FIORE, F.A; RUTKOWSKI, E.W. Resíduos sólidos no Brasil – afinal, o que são? Revista de saúde, meio ambiente e sustentabilidade, v. 8, n. 3, p. 101-123, 2013.