Resumo

Título do Artigo

INCORPORAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE MÉTODO PARA ELABORAÇÃO DE UM SUSTAINABILITY BALANCED SCORECARD
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade
Instituição de Ensino Superior
Sustainability Balanced Scorecard

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Francisco Elíseo Fernandes Sanches
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Limeira
2 - Matheus Leite de Campos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de CIencias Aplicadas
3 - Luiz Eduardo Gaio
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
4 - Marcio Marcelo Belli
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA

Reumo

A Sustentabilidade vem sendo um dos temas mais discutidos pela comunidade científica. Alguns autores apontam que as Instituições de Ensino Superior (IES) tem um papel fundamental, pois devem liderar o processo pelo desenvolvimento sustentável além de serem responsáveis pela criação e difusão do conhecimento. Outros autores apontam também que as IES devem incorporar a sustentabilidade nas suas práticas gerenciais e educacionais. Para isso, as ferramentas administrativas possuem um papel fundamental nesse processo. Pois permitem um controle maior das ações que são realizadas.
A finalidade deste artigo é apresentar uma proposta de integração de objetivos e ações socioambientais à estratégia de uma Instituição de Ensino Superior sem fins lucrativos, transformando o Balanced Scorecard (BSC) utilizado pela instituição em um Sustainability Balanced Scorecard (SBSC).
A pesquisa visa responder as seguintes questões: i) como identificar os principais objetivos socioambientais a ser incorporados ao SBSC?; ii) como relacioná-los aos demais objetivos estratégicos de forma integrada?; e iii) como mobilizar a comunidade universitária neste processo.
O desenvolvimento deste estudo se deu através da aplicação de uma pesquisa intervencionista em uma Instituição de Ensino Superior e entidade sem fins lucrativos. Os pesquisadores se dispuseram, contando com o auxílio de profissionais que atuam na IES, a desenvolver trabalho para transformar o BSC já utilizado em um SBSC. Ao contrário do estudo de caso simples, no qual o pesquisador é uma entidade que apenas observa, na pesquisa intervencionista ele passa a ser um ator inserido no fluxo real de tempo da vida no campo.
O primeiro resultado foi a elaboração de um quadro de arquétipos revisados contendo as ações tangíveis a serem incorporadas na IES. Observa-se que a estrutura original dos SBMA foi levemente alterada – poucos arquétipos foram renomeados, a pertinência da utilização foi reconhecida e apenas um foi desdobrado em dois, diante da relevância de seu aspecto para a IES. O segundo resultado foi a construção de um Mapa Estratégico do SBSC ajustado conforme a literatura sobre o tema e os arquétipos desenvolvidos.
A metodologia proposta neste artigo para identificação dos principais objetivos e ações socioambientais e sua incorporação na elaboração de um SBSC fornece um ferramental prático, com forte embasamento teórico, que pode auxiliar as organizações na incorporação do conceito de Triple Bottom Line à estratégia.