Resumo

Título do Artigo

Pesquisas multinível em comportamento organizacional – Uma revisão da literatura internacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Multinível
Comportamento organizacional
Revisão da literatura

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Fernando Rejani Miyazaki
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Denise Pragana Videira
Escola de Comunicações e Artes - USP Campus Butantã

Reumo

A pesquisa multinível é um termo que tem sido usado no contexto do comportamento organizacional com frequência crescente para indicar estudos que incluam construtos representáveis e/ou identificáveis em mais de um nível organizacional de análise, tipicamente para melhor representar a complexidade e dinâmica da hierarquia estrutural em que atores organizacionais são incorporados. Comparado a outros campos de pesquisa organizacional, porém, o comportamento organizacional tem sido lento para adotar uma perspectiva multinível, especialmente na concepção de níveis intermediários.
Embora a área do comportamento organizacional se preocupe com diversos níveis de análise e a emergência de fenômenos dos níveis inferiores para os superiores sejam suficientes compreendê-la como multinível, não necessariamente há mais pesquisas que conciliem os dois temas: multinível e comportamento organizacional. Enquanto a pergunta central de pesquisa deseja saber como a literatura internacional tem empregado multinível no comportamento organizacional, o objetivo principal é apresentar o panorama de pesquisas internacionais em comportamento organizacional que utilizem elementos multinível.
Embora nem toda pesquisa de comportamento organizacional necessariamente demande métodos multinível, há uma afinidade conceitual que pode ser explorada. Dentre os princípios do comportamento organizacional que reforçam esta afinidade com pesquisas multinível, destacam-se: comportamentos observáveis e estados internos, comportamentos individuais e coletivos, e as dinâmicas próprias de grupos e organizações, observáveis e nem sempre explicáveis como a mera soma de esforços individuais. Por outro lado, a emersão de elementos pelos diversos níveis é de interesse do comportamento organizacional.
Este artigo pode ser descrito como um estudo teórico, descritivo e exploratório. Para alcançar os objetivos propostos optou-se pela revisão de literatura para acessar de forma rápida artigos publicados em periódicos diversos, cujos metadados são armazenados em plataformas de indexação para consultas e comparações. Os princípios que guiaram a revisão da literatura conduzida foram separados dos critérios de elegibilidade e das etapas da seleção de artigos para tornar os procedimentos mais claros e, assim, permitir a comparação e eventual confirmação posterior das análises e resultados.
Partindo de uma base inicial com 334 artigos relacionáveis para uma amostra final de 58 estudos de maior aderência e impacto foi possível listar autores e instituições com maior participação nas publicações, além de artigos mais citados, categorias e áreas de pesquisa mais frequentes e os conceitos e escolhas metodológicas mais frequentemente utilizadas, com prevalência de estudos empíricos, quantitativos e com um único ponto temporal na coleta de dados, voltados principalmente a aspectos diversos de lideranças, culturas e da gestão de recursos humanos nas organizações.
Costa, Graça, Marques-Quinteiro, Santos, Caetano, & Passos (2013). Multilevel Research in the Field of Organizational Behavior: An Empirical Look at 10 Years of Theory and Research. SAGE Open, 3(3). 17 p. Kozlowski, Chao, Grand, Braun, & Kuljanin. (2013). Advancing Multilevel Research Design: Capturing the Dynamics of Emergence. Organizational Research Methods, 16(4), 581-615. Renkema, Meijerink, & Bondarouk. (2016). Advancing multilevel thinking and methods in HRM research. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 3(2), 204-218.