Resumo

Título do Artigo

ENSINAGEM: experiência e promoção da aprendizagem transformadora no ensino da administração?
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Palavras Chave

Ensinagem
Aprendizagem Transformadora
Administração de Empresas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Rosana Juçara de Souza Reis
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - RICARDO ALVES DE SOUZA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

O artigo expõe a necessidade de se buscar meios para tornar a aprendizagem transformadora mais presente no ensino da Administração, por meio da boa prática pedagógica da ensinagem. Na educação, a reflexão é vista como um valioso exercício que envolve os adultos em um processo de elaboração de julgamentos críticos (SOUZA; BRUNSTEIN, 2018). Teve como foco o processo da ensinagem que afirma que a aprendizagem não é fruto exclusivo de exposição do conteúdo, porém, é no ato do ensinar-aprender que ocorre esse fenômeno (ANASTASIOU, 2015), tendo professor e aluno como protagonistas desse fenômeno.
O desafio de proporcionar experiências didático-pedagógicas que criem novos significados e comportamentos para uma sociedade mais inclusiva e integradora, superando questões ideológicas, de perdas, de opressão e frustrações da modernidade, capturando outras formas de conhecimento, não restritas a sala de aula, mas um projeto de educação que valoriza os atributos e potencialidades dos sujeitos, instalado pela reflexividade, no contexto em que se vive, tem sido limitado diante da massificação dos métodos e ferramentas de ensino-aprendizagem na atualidade.
O estudo foi pautado em Mezirow (1990), que se refere à reflexão crítica como o ato de avaliar a fundamentação de crenças, em que a perspectiva de transformação é o processo de se tornar criticamente consciente de como o indivíduo percebe e entende o seu mundo, e reformula os pressupostos anteriores, construindo a partir dessa consciência sua realidade. Anastasiou (2015) traz o conceito de ensinagem, em que indica uma prática social efetivada entre o professor e aluno na ação do ensinar e aprender, na construção do conhecimento, levando a aprendizagem transformadora, e ambos são protagonistas
Pesquisa qualitativa, descritiva, em que observou o fenômeno em estudo a partir dos significados atribuídos pelos sujeitos do estudo, nas situações experienciadas por eles no ambiente que lecionam (GODOY, 1995).A dados foram construídos por Grupo Focal com 10 professores de graduação em Administração. A média de experiência é de 23 anos de docência. O GF teve 60 minutos de gravação, os quais foram transcritos na íntegra. Os relatos obtidos foram analisados por meio de categorias extraídas das unidades das falas dos respondentes (FLORES, 1994). Os sujeitos foram denominados de P1 a P10.
Foi feita análise baseada nas categorias obtidas dos dados como o valor da docência para o professor que é vista interligada com a transformação que ocorre na vida do discente, além dos desafios enfrentados dentro de sala de aula como o uso da tecnologia, a imaturidade do discente, sua transformação e protagonismo no processo da ensinagem
Percebe-se que a ensinagem é o caminho que corrobora para a aprendizagem transformadora decorrente da interação professor-aluno, sendo ela fundamental. Em contrapartida, foram identificados nos relatos, impedimentos que minam esse fenômeno, tais como a imaturidade do aluno, o domínio da tecnologia e a apatia de professores. Observa-se que, se não houver disponibilidade por parte do professor e aluno, em passar pelo desafio de mudanças em seus pressupostos, por conseguinte, a aprendizagem transformadora não ocorrerá, pois depende de ambos protagonistas
ANASTASIOU, L. G.C. Ensinar, Aprender, Aprender e processos de ensinagem. In: Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. ANASTASIOU, L.G. C. e ALVES, L. P. (Org.). Joinville: Univille, 2015. MEZIROW, J. How Critical Reflection triggers Transformative Learning. In: MEZIROW, J. Fostering Critical Reflection in Adulthood: a Guide to Transformative and Emancipatory Learning. New York: Jossey-Bass, 1990. p. 1-20. SOUZA NETO, J. C.; CENTOLANZA, C. A. Da prática do desvio ao protagonismo. Psico, nª 41, v.1, 2010, p. 128-136.