Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DOS RESÍDUOS GERADOS EM UM ÓRGÃO PÚBLICO: utilizando as lentes das práticas na análise de sua adesão
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Resíduos
Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
Teorias de Práticas

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Aline Ribeiro Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
2 - José Carlos Lázaro da Silva Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

A minimização dos impactos sociais e ambientais decorrentes das práticas diárias realizadas na gestão pública demanda a incorporação de princípios sustentáveis a essas práticas. No tocante aos resíduos gerados, a princípio, é recomendado que se empregue esforços na redução do consumo e combate ao desperdício para então buscar a destinação correta do resíduo. A negligência ao tratamento dos resíduos sólidos pode resultar em danos tanto ao ser humano, quanto ao meio ambiente.
Face à problemática dos resíduos, chegou-se à seguinte questão de pesquisa: Como se dá a adesão às práticas de gestão dos resíduos por parte dos colaboradores de um órgão da administração pública? O objetivo geral é investigar a adesão dos colaboradores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará [NUTEC] às praticas da A3P referentes à gestão adequada dos resíduos gerados usando as lentes das Teorias de Práticas aplicadas por Shove, Pantzar e Watson (2012), que simplifica as práticas nos elementos culturais compartilhados: material, significado e conhecimento prático / competência.
A Agenda Ambiental na Administração Pública [A3P] objetiva despertar nos servidores o senso reflexivo perante os critérios de gestão socioambiental e consequente mudança de atitude e incorporação desses critérios nas suas atividades diárias (Ministério do Meio Ambiente [MMA], 2013). Autores que estudam práticas em consumo sustentável e práticas sustentáveis “operacionalizam” sua análise com três elementos, quais sejam, material, significado e competência / conhecimento prático (Reckwitz, 2002; Schäfer et al., 2018; Shove et al., 2012; Spurling et al., 2013; Süßbauer & Schäfer, 2018).
Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, cuja obtenção de informações se deu através de dados primários extraídos da realidade estudada e dados secundários explorados em publicações avulsas. Recorreu-se à técnica de observação participante fundamentada em entrevistas junto a uma amostra de funcionários da NUTEC aliadas aos registros em diário de campo para anotações, comentários e reflexões acerca do âmbito estudado, bem como à investigação documental referente à instituição. Os dados obtidos foram tratados e analisados conforme análise categorial proposta por Bardin (2011).
Os resultados revelaram que, dentre as cinco práticas referentes à gestão de resíduos gerados, três práticas encontram-se comprometidas, uma vez que estas apresentam comprometimento em seu elemento conhecimento prático / competência e uma delas, a terceira, também apresenta prejuízo em seu elemento material. Já as outras duas práticas analisadas comportam-se como estabelecidas, pois apresentam todos os seus três elementos constituintes.
A análise do estágio de vida no qual as práticas elencadas se encontram proporcionaram uma visão do comportamento das práticas da A3P referentes à gestão dos resíduos gerados promovidas na NUTEC sob as lentes das Teorias de Práticas aplicadas por Shove et al. (2012). As descobertas realizadas sinalizam para a instituição investigada a necessidade de trabalhar para que sejam desenvolvidas competências técnicas e divulgação de informações para que as práticas comprometidas se estabeleçam, além de se buscar melhorias quanto ao elemento material da prática de descarte de materiais orgânicos.
Reckwitz, A. (2002). Toward a theory of social practices: A development in culturalist theorizing. European journal of social theory, 5(2), 243-263. Schäfer, M., Hielscher, S., Haas, W., Hausknost, D., Leitner, M., Kunze, I. & Mandl, S. (2018). Facilitating low-carbon living? A comparison of intervention measures in different community-based initiatives. Sustainability, 10(4), 1047, 2018. Shove, E., Pantzar, M. & Watson, M. (2012). The dynamics of social practice: Everyday life and how it changes. California: Sage.