Resumo

Título do Artigo

INDICADORES E MÉTRICAS PARA MENSURAR O IMPACTO SOCIAL EM EMPRESAS E NEGÓCIOS SOCIAIS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
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Palavras Chave

Impacto Social
Empresas Híbridas
Valor Social

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Carla Zandavalli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - EGC
2 - Gertrudes Aparecida Dandolin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de engenharia do conhecimento

Reumo

Problemas sociais e socioeconômicos causam miséria, desperdício de dinheiro e dificultam os esforços para estabelecer governança estável e desenvolvimento sustentável. O empreendedorismo social traz como objetivo principal explorar as oportunidades de criar valor estimulando a mudança social ou atender às necessidades sociais (Mair & Marti, 2006). Mensurar o impacto social desse tipo de empreendimento pode gerar novas informações e conhecimentos como forma de responsabilização da sociedade e de seus investidores, bem como influenciar a criação de novas políticas públicas de incentivo.
Mensurar o desempenho e impacto social é um dos maiores desafios para profissionais e pesquisadores em empreendedorismo social (Mair & Marti, 2006). A expectativa diferente entre os stakeholders, quanto aos resultados do empreendimento, somado aos custos em coletar dados, torna a avaliação de impacto social um desafio às empresas sociais. Desta forma, este estudo propõe-se a analisar como as empresas e negócios sociais estão mensurando ou avaliando o seu impacto social.
O empreendedorismo social vai descrever o campo de atuação, ou seja, descreve os esforços de indivíduos e organizações altamente motivados para resolver problemas econômicos e sociais para o benefício da sociedade em geral através do uso de métodos de negócios e estratégias inovadoras (Jackson & Harrison, 2011). O negócio social é projetado para resolver um problema social de auto-sustentabilidade financeira, uma vez que deve gerar renda suficiente para cobrir suas próprias despesas (Yunus, 2010). Para avaliar o impacto social dessas empresas é necessário compreender o seu contexto.
Existe várias formas de mensurar e avaliar o impacto social, que vão desde a utilização de indicadores de desempenho e não a impacto, como a pouca utilização de métodos validados. Os desafios relatados pelas empresas relacionam-se principalmente a visão dos stakeholders quanto o que deve ser mensurado e como. Outros desafios que dificultam a mensuração ou avaliação de impacto social relacionam-se a capacidades da empresa social, problemas financeiros para adaptação, falta de know-how para uso e manutenção eficazes dos indicadores, falta de incentivos e problemas culturais.
Nas categorias de analise elencadas pode se perceber que não há um padrão de medição e ou avaliação, pois cada empresa se utiliza dos dados que consegue obter facilmente, sem obedecer um método validado. Os maiores desafios estão relacionados a falta de know-how para uso e manutenção eficazes dos indicadores, problemas financeiros para implantação, bem como dificuldades entre os stakeholders por um consenso de método de medição. As empresas têm consciência da importância da medição, porém devido as dificuldades de aplicação, acabam por utilizar suas próprias formas de medir seus impactos.
Jackson, S., & Harrison, G. (2011). Social entrepreneurship: concepts and implications for problem solving. Social entrepreneurship: business issues, competition and entrepreneurship. Nova Science, New York, USA, 1-24. Mair, J., & Marti, I. (2006). Social entrepreneurship research: A source of explanation, prediction, and delight. Journal of world business, 41(1), 36-44. Yunus, M., Moingeon, B., & Lehmann-Ortega, L. (2010). Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long range planning, 43(2-3), 308-325.