Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação
Ensino de Administração
Docência do ensino superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Flávio Luiz von der Osten
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
2 - HELISON BERTOLI ALVES DIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Sociais Aplicadas
3 - Jane Mendes Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
4 - LAYZA KARLA MILIORINI
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

A formação de docentes na área de Administração se dá a partir dos cursos de pós-graduação stricto sensu. No entanto, o que se percebe é que os cursos têm dado prioridade para a formação em pesquisa e a docência vem sendo considerada como acessória e de responsabilidade do professor. Mesmo tendo elevada importância para todos os envolvidos, ainda há espaço para entender como se dá o cotidiano de atuação dos docentes egressos de cursos de pós-graduação. Defende-se a tese de que a falta de formação afeta o fazer docente resultando na criação de expectativas irreais e gerando sofrimento.
Quais são os desafios enfrentados no cotidiano dos docentes em Administração e as estratégias utilizadas para a superação de tais desafios? o objetivo do presente artigo é identificar os desafios e estratégias adotados pelos docentes em seu cotidiano de atuação fazendo a análise a partir de sua formação e contexto em que atuam.
A fundamentação teórica inclui dados e informações do contexto de atuação, bem como traz para a discussão autores que se debruçam sobre os desafios, condicionantes e elementos que influenciam a gestão da sala de aula tais como as questões internas – localizados, segundo Vasconcelos (2006) naqueles pontos que podem ser controlados pelo professor até os externos, sobre os quais o professor possui pouca ou nenhuma ingerência. Pode-se incluir neste rol os recursos disponíveis, salário, o que a sociedade pensa sobre a educação.
Abordagem qualitativa, com estratégia de pesquisa: pesquisa qualitativa básica. Método de coleta de dado: entrevista semi-estruturada. A técnica de análise foi a de conteúdo e a codificação do tipo dramatúrgica buscando desafios e estratégicas utilizadas pelos docentes. Os sujeitos escolhidos para participar da pesquisa foram oito professores do ensino superior com formação em pós-graduação stricto sensu em Administração.
Os resultados mostram que os principais desafios encontrados relacionam-se às condições de trabalho que se mostram, muitas vezes, precárias e com o papel a ser desempenhado pelo docente (motivador, equilibrista, conselheiro e organizado). As estratégias para lidar com os conflitos são: aprendizagem com os pares; adaptação, organização e diversidade de uso de técnicas de ensino.
Pode-se afirmar que a formação para a pesquisa é considerada pela Capes como suficiente para a formação do docente em Administração. No entanto, o contexto de atuação dos professores não mostra isso. A pesquisa, apesar de ser indissociável do ensino, não habilita imediatamente o docente a lidar com questões relacionadas ao cotidiano da sala de aula e do contexto atual no qual o docente desempenha suas atividades. Os dados do contexto levam a crer que é mais provável que os mestres em Administração atuem na rede privada de ensino onde lhe é exigido altos níveis de desempenho em sala de aula.
FREIRE, Paulo. O professor universitário como educador. Estudos Universitários: Revista de Cultura da Universidade do Recife, Recife: Imprensa Universitária, v. 1, 1962. LOCATELLI, C. Os professores no ensino superior brasileiro: transformações do trabalho docente na última década. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 248, 2017. SILVA, Anielson Barbosa Da; COSTA, Francisco José Da. Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação stricto sensu em administração. REVISTA ECONOMIA E GESTÃO v. 14, n. 34, p. 30–57 , 2014.