Resumo

Título do Artigo

A EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: Um estudo de caso
Abrir Arquivo

Palavras Chave

PBL
Project Based Learning
Aprendizagem baseada em projetos

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Heloisa Rosa
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Icaro Roberto Azevedo Picolli
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
3 - Eduardo Leonel
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu

Reumo

Estudos têm demonstrado a importância usual do PBL (sigla inglesa Problem Based Learning) nos cursos de graduação. Desse modo, a PBL como ferramenta de aprendizagem pode ser entendida na interação do conhecimento, permitindo convergir com a realidade para o aluno. Assim, neste contexto, faz com que professores estejam constantemente atualizados com as novas descobertas de sua área, bem como fazer uso de técnicas inovadoras de ensino (JÚNIOR, et al, 2014).
Entende-se que a metodologia PBL é de suma importância ao cunho pelo conhecimento. No entanto, qual é a eficácia da aprendizagem baseada em projetos quanto estratégia de ensino? Assim, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a aplicação da metodologia PBL, trazendo evidências sobre sua efetividade como estratégia de ensino no curso de Administração.
A busca por metodologias de aprendizagem que constituam uma alternativa às tradicionais aulas expositivas ganhou força, devido a alterações no perfil de estudantes no ensino superior (SOARES et al, 2019). Universidades querem que os alunos sejam proativos. Assim, uso da metodologia ativa é desenvolver nos alunos a capacidade de resolver os problemas em um ambiente colaborativo (YEW, GOH, 2016). Desse modo, a PBL tem como objetivo a construção do conhecimento na busca de solução de problemas, onde as habilidades e atitudes são desenvolvidas durante este processo (JÚNIOR et al. 2014).
A pesquisa se baseou em Estudo de Caso único, por meio de duas etapas específicas. Primeiramente, foi realizada uma entrevista com a Docente da disciplina do projeto realizado, com a finalidade de descrever o caso. Posteriormente foram coletadas as opiniões de 32 alunos a respeito do projeto desenvolvido, por meio de questionário adaptado e estruturado em 24 questões. As opiniões foram analisadas por meio de análises quantitativas descritiva e correlação de Pearson.
De acordo com os dados apresentados, foi possível perceber que existe uma avaliação moderada dos estudantes quanto ao projeto aplicado. Ainda, foi possível compreender que as variáveis da dimensão de Capacidade de Resolução de Problemas e Implementação apresentam maiores índices de correlação com as variáveis das demais dimensões. Esta realidade reforça a importância da resolução de problemas como fator chave para a motivação dos estudantes no desenvolvimento do projeto, às capacidades de absorver conceitos importantes à disciplina e à aderência ao modelo da aprendizagem baseada em projetos.
Foi possível encontrar evidências que atendam ao objetivo deste estudo, de avaliar a efetividade da metodologia PBL como estratégia de ensino. A disciplina, que contava com uma metodologia de desenvolvimento de projetos, não demonstrou total aprovação pelos estudantes, que apresentaram percepção moderada para a compreensão dos conceitos da disciplina, capacidade de resolução de problemas e implementação, aderência ao modelo PBL. Dado o exposto, na percepção geral da metodologia PBL, deve-se enfatizar a importância dos problemas na prática desta metodologia de ensino.
JÚNIOR, F. P. P et al. Avaliação da percepção de discentes e docentes sobre novas tecnologias de ensino em cursos de graduação em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 295-321, 2014. SOARES, S. V. et al. Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. Contextus–Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 17, n. 1, p. 65-97, 2019. YEW, E. HJ; GOH, K. Problem-based learning: an overview of its process and impact on learning. Health Professions Education, v. 2, n. 2, p. 75-79, 2016.