Resumo

Título do Artigo

Parceria Público-Privada de Infraestrutura: uma análise bibliometrica
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Parceria Público Privada
Infraestrutura
Bibliometria

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - RUTH CANDIDA DE LIMA GUASTALLE
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - CONCEIÇÃO
2 - Luís Paulo Bresciani
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceiçao

Reumo

A infraestrutura de um país é essencial para proporcionar condições para o desenvolvimento social e econômico. Além de trazer reflexos positivos para os demais setores da economia ao demandar insumos e mão de obra, esse tipo de investimento possibilita a melhoria na qualidade de vida da população ofertando bens públicos como rede de saneamento básico, transporte público, malha rodoviária, entre outros (TADINI; ROCHA, 2018). A PPP é uma ferramenta capaz de viabilizar projetos que seriam dispendiosos para o Estado assumir com recursos próprios e economicamente inviável para o setor privado.
O problema de pesquisa que orienta este estudo é: como está caracterizada a literatura cientifica internacional em parcerias público privada no setor de infraestrutura no período 2000 a 2018? O objetivo geral é conhecer e descrever o perfil dos artigos publicados em periódicos internacionais no período de 2000 a 2018 que tratem do tema Parcerias Público Privadas na área da Infraestrutura.
O cenário que impulsionou os arranjos entre o setor público e o setor privado encontra-se no bojo da New Public Management (NPM) ou Nova Gestão Pública, cuja inserção na esfera da gestão governamental está associada ao governo Thatcher no Reino Unido e à administração Reagan nos Estados Unidos a partir da década de 1980 (OECD, 2011; PECI; PIERANTI; RODRIGUES, 2008).
Esta pesquisa qualitativa pode ser classificada como exploratória, pois tem a finalidade de tornar o tema “mais explícito” (GIL; 2002, p.41) e assim “desenvolver uma melhor compreensão” do assunto pesquisado. (HAIR Jr.; et al, 2005, p. 83) A técnica a ser utilizada é a bibliometria, que tem por objetivo mapear, por meio do uso de ferramentas estatísticas, a produção científica em determinado campo do conhecimento a fim de permitir conhecer, entre outros, os temas mais abordados, os autores e instituições que pesquisam determinado tema, etc. (CHUEKE; AMATUCCI, 2015).
Os resultados foram analisados com as ferramentas da Bibliometria, ou seja, análise estatística da comunicação acadêmica através de publicações. Houve ainda a utilização do Software VOSwier versão 1.6.6 para geração de mapas de agrupamento.
Os resultados obtidos permitem concluir que o interesse acadêmico sobre o tema é crescente e multidisciplinar, visto existir a possibilidade de PPPs de Infraestrutura na execução de diversas politicas públicas, seja na área de mobilidade urbana, saneamento básico, habitação, educação, saúde, etc. Tais áreas dão oportunidade para variadas abordagens sobre o tema.
CINTRA, M. Modelagem de PPPs pré-requisitos fundamentais e suas implicações. Cadernos FGV PROJETOS, n° 23, Janeiro, 2014; FRISCHTAK, C. R.; DAVIES, K.; NORONHA, J. O financiamento do investimento em infraestrutura no Brasil: uma agenda para sua expansão sustentada. Revista Econômica, Niterói, v.17, n.2, p. 9-50, dezembro 2015;HODGE, G.; GREVE, C. Contemporary public–private partnership: Towards a global research agenda. Financial, Accountability & Management, v.34, n° 1, p. 3 – 16, Feb., 2018; JENSEN, O. Public–private partnerships for water in Asia: a review of two decades International Jour