Resumo

Título do Artigo

“SEJAM TODOS BEM-VINDOS?”: VALORES PESSOAIS E ORIENTAÇÃO PARA A DIVERSIDADE EM PROFISSIONAIS DO TRADE TURISMO
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Palavras Chave

Valores Pessoais
Orientação Universal ao Diverso
Trade Turístico

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Antônio Wagner Chagas Magalhães
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Tereza Cristina Batista de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

Além dos aspectos econômicos e mercadológicos, a atividade turística também consiste na interação entre turistas, internacionais e nacionais, e os profissionais das atividades características do turismo, conhecidas como trade turístico, gerando transformações de cunho social, cultural, ambiental e econômico. Devido à proximidade com pessoas de diferentes origens, raças e culturas, a pesquisa se mostra relevante para se compreender o posicionamento dos profissionais do trade turístico em relação ao diverso.
Considerando a proximidade com pessoas de diferentes origens, raças, culturas e, também, dimensões de diferenças e semelhanças dos turistas nacionais e internacionais, surge o seguinte questionamento: como se configura a relação das dimensões dos valores pessoais e da orientação ao diverso dos profissionais do trade turístico? Para responder o questionamento da pesquisa estabeleceu-se como objetivo geral para este estudo investigar a relação entre as dimensões dos valores pessoais e da orientação ao diverso dos profissionais do trade turístico.
Schwartz (2005, p. 50) sugere que valores são “constructos usados para representar mentalmente objetivos humanos básicos e eles são o vocabulário usado para expressá-los socialmente”. O construto UDO – Universal Diverse Orientation, é “uma atitude em relação a todas as outras pessoas que é inclusiva, ainda que diferenciadora, na medida em que as semelhanças e diferenças são reconhecidas e aceitas; a experiência compartilhada de ser humano resulta em um senso de conexão com as pessoas e está associada a uma pluralidade ou diversidade de interações com os outros" (MIVILLE et al., 1999, p. 292).
O estudo, de natureza quantitativa, realizou a coleta de dados por meio de um questionário, composto por duas escalas: a Portrait Values Questionnaire (PVQ), para mensurar as dimensões dos valores pessoais (autotranscendência, conservação, autopromoção e abertura à mudança); e a versão abreviada da Escala de Universalidade-Diversidade de Miville-Guzman (M-GUDS-S), para mensurar a UDO em suas três dimensões: diversidade de contato, apreciação relativística e conforto com diferenças.
A pesquisa revelou a predominância da dimensão “Autotranscendência”, relacionada aos valores universalismo e benevolência, e da dimensão “Abertura à mudança”, relacionada aos valores estimulação e autodeterminação. Com relação à abertura à diversidade, verificou-se que há predominância de atitudes orientadas ao diverso nas três dimensões da UDO na amostra em estudo, revelando-se com maior convicção na dimensão “conforto com diferenças”, seguida pela “diversidade de contato” e “apreciação relativística”.
Os resultados apontam maiores semelhanças com valores pessoais das dimensões autotranscendência e abertura à mudança, e, com relação ao construto UDO – Universal Diverse Orientation, evidenciam uma orientação favorável à diversidade. Quando relacionadas, as dimensões dos valores pessoais e as dimensões da UDO, os resultados fornecem evidências para relações positivas.
MIVILLE, M. L.; GELSO, C. J.; PANNU, R.; LIU, W.; TOURADJI, P.; HOLLOWAY, P.; FUERTES, J. Appreciating similarities and valuing differences: The Miville-Guzman Universality-Diversity Scale. Journal of Counseling Psychology, v. 46, n. 3, p. 291-307, 1999. SCHWARTZ, S. H. Valores humanos básicos: seu contexto e estrutura intercultural. Tradução: Viviane Rios. In: Tamayo, A.; PORTO, J. (Org). Valores e comportamento nas organizações. Petrópolis: Vozes, p. 21-55, 2005.