Resumo

Título do Artigo

CONCEITO DE INOVAÇÃO – UMA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA FEI
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Palavras Chave

Inovação
Profissionais inovadores
Instituições de ensino superior

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Francisca Ieda de Oliveira Medeiros
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo
2 - Edson Coutinho da Silva
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Campus SBC e SP

Reumo

Nos últimos anos a inovação vem sendo vista como essencial para a sobrevivência das empresas em um cenário permeado pela competitividade e focado em métodos ágeis que gerem maior produtividade. Em pesquisa recente a Agência de Desenvolvimento Paulista – Desenvolve SP (2019), publicou que 61,4% dos empreendedores e startups têm como principal investimento a inovação, isso demonstra o quanto o assunto vem ganhando espaço e o quão importante este conceito se tornou para o mercado.
Assim, com vistas a explorar como os demais estudantes de graduação do Centro Universitário FEI – diversos cursos – compreendem a inovação e quais competências eles consideram como primordiais para sua formação enquanto profissionais inovadores chegou-se a seguinte problemática: Qual a percepção dos estudantes da FEI acerca do conceito de inovação? Nesse sentido, este estudo teve por fim compreender as percepções dos estudantes, e contribuir com a formação dos demais profissionais interessados na área, reforçando a importância da inovação, e estimulando novos estudos acerca do assunto.
A palavra inovação normalmente atribuída a processos tecnológicos, e metodologias ágeis, é bem mais do que apenas a criação de robôs e brainstormings barulhentos. De forma bastante objetiva a ABGI – acceleranting Innovation define inovação como a exploração com sucesso de novas ideias. Peter Drucker (2014) classifica inovação como sendo a busca por novas formas de se produzir riqueza. Assim é possível perceber como ponto de intersecção que inovação é toda ideia nova ou complementar a determinado item que agrega valor, facilita processos cotidianos e que gera resultados financeiros.
Este projeto pode ser classificado como exploratório já que proporcionou maior familiaridade a respeito do assunto abordado (VERGARA, 2007). O caminho para coleta de dados se deu por meio de um questionário survey com 17 afirmativas em Escala Likert, aplicado em fevereiro de 2019 no Centro Universitário FEI de São Bernardo do Campo. Na coleta dos dados os estudantes eram indagados a participar da pesquisa, e aqueles que possuíam interesse respondiam ao survey.A amostra de 264 alunos foi gerada a partir do método de amostragem por acessibilidade e conveniência (MASSUKADO,2009).
Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva, ou seja, estudo e interpretação de dados previamente coletados que resultaram em quadros, gráficos e indicadores (ROESCH, 2005). A análise, assim como o formulário de pesquisa foi dividido nos 3 eixos centrais do estudo – Conceito de inovação, Profissionais e Instituições ensino – de modo a possibilitar um melhor entendimento.
Os dados obtidos possibilitaram perceber que os estudantes demonstram muito interesse e clareza quanto ao conceito de inovação, e em sua maioria admitem a importância do tema em sua formação profissional. Mas, ainda enxergam uma defasagem no que tange o aprendizado por meio do ensino superior, principalmente no que se refere às estratégias de ensino adotadas para aprendizagem da inovação.
ABGI. O que é inovação? Disponível em: Acesso em: 14 mai. 2019 DESENVOLVE, SP. Inovação é tema essencial para as empresas. Disponível em : Acesso em: 05 jun. 2019 DUCKER, PETER F. Innovation and Entrepreneurship. Nova York: Routledge; 2014, p. 330. MASSUKADO-NAKATANI, M. S. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo: Amostragem. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2019. ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em administração: guia para estágios, trabalho de conclusão, 3 ed. São Paulo: Atlas