Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade Social como estratégia de Inovação na Sucessão Familiar: Um Estudo de Caso em uma Empresa Gaúcha do Ramo Calçadista
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Palavras Chave

Estratégia
Empresa Familiar
Responsabilidade Social

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Taísa Schefer Roveda
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Ijuí
2 - MARIA MARGARETE BACCIN BRIZOLLA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - RS
3 - Jorge Oneide Sausen
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - IMED Business School - PPGA

Reumo

Pode-se dizer que a inovação, é uma mudança na tecnologia que afeta o processo e/ou produto e serviços que acaba chegando para ser disponível ao mercado (MONTEIRO; MACHADO, 2013). Estudos indicam que a responsabilidade social empresarial (RSE), pode ser considerada uma estratégia de inovação (PESSOA et al,2009). Ricca Neto (1998) menciona que as empresas familiares apresentam características que as distinguem das demais organizações: seus laços familiares que, em conjunto com outros elementos, determinam o direito de sucessão nos cargos de direção.
Assim, tem-se a questão de investigação: Como ocorre as práticas de RSC e as estratégias de inovação no processo sucessório familiar de uma empresa do ramo calçadista? O objetivo do estudo é verificar como ocorre as práticas de RSC e as estratégias de inovação no processo sucessório familiar de uma empresa do ramo calçadista.
Não existe um consenso dos estudos sobre a definição mais adequada para Responsabilidade Social. Contudo, verifica-se uma convergência em torno da crença de que o bem-estar coletivo deve perpassar o alcance dos objetivos organizacionais, inclusive os empresarias, como o lucro (LIMA et al.2011). O processo sucessório é assunto relevante e, ao mesmo tempo, delicado (BERNHOEFT,1989), por isso, não pode ser tratado apenas sob os aspectos puramente lógicos da administração,uma vez que envolve pontos afetivos e emocionais,relacionados à estrutura familiar e, concomitantemente à estrutura empresarial
Optou-se pela pesquisa qualitativa de caráter descritivo, por meio de estudo de caso, sendo realizada uma entrevista semi estruturada com um roteiro , como instrumentos de coleta de dados. A mesma foi realizada no dia 31 de janeiro de 2019 no escritório da empresa, a qual foi gravada e depois transcrita e analisada, utilizando-se para tanto a análise de conteúdo, como o objetivo de responder a questão de investigação proposta neste estudo. O tempo de duração da entrevista foi de 1 hora e 35 minutos. Foi dividida em três partes: inovação, responsabilidade social e sucessão e empresa familiar.
sobre as capacidades inovativas a empresa trabalha com foco no cliente, a análise de mercado é realizada para conhecer melhor os concorrentes e realizam participações em feiras.Sobre RSC a empresa , consegue ter equilíbrio entre as receitas e despesas apesar da crise dos últimos anos, sobre a legislação ambiental, a empresa não possui um código de ética, bem como uma universidade dentro da empresa para que os colaboradores possam estudar, não há um sucessor escolhido sendo que a sucessão já foi pensada, os assuntos família x empresa são tratados separadamente, e há conselho de administração.
Pode-se concluir que o objetivo foi atingido pelo fato de que a empresa trabalha com responsabilidade social através da universidade onde capacita e treina seus colaboradores, bem como o público externo que deseja ter uma capacidade a mais para o mercado de trabalho. Pode ser destacado a inovação por estratégia da empresa, onde ela realizou um estudo de mercado em um ano para abrir mais uma loja, em outro ponto comercial da cidade, e fechar outra, realocando os seus funcionários.
MONTEIRO, Mariana Ribeiro; MACHADO, André Gustavo Carvalho: Estratégias de Inovação: Estudo de Casos em Empresas do Setor de Software. Revista Gestão Industrial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Campus Ponta Grossa - Paraná – Brasil. ISSN 1808-0448 / v. 09, n. 01: p. 194-224, 2013.PESSOA, Raimundo Wellington Araújo, NASCIMENTO, Leandra Fernandes do, NEVES João Adamor Dias e Filho, Geovane Silva Oliveira: Estratégia e vantagem competitiva da responsabilidade social empresarial. Gestão & Regionalidade - Vol. 25 - Nº 74 - mai-ago/2009