Resumo

Título do Artigo

QUAL MINAS GERAIS AS EMPRESAS SOCIAIS IMPACTAM? uma análise a partir da dispersão espacial
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Palavras Chave

Empresas Sociais
Negócios de Impacto Social
Economia Mineira

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Ramon Jung Pereira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
2 - Tatiane Lucia de Melo
-
3 - Frederico Dornellas Martins Quintão
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
4 - Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A revolução industrial transformou as formas de relação do homem com o trabalho e a natureza, produzindo novos modelos de desenvolvimento a partir da geração de capital. Porém, tal processo gerou impactos negativos no meio ambiente e nas relações sociais, demandando que fossem criados outros modelos de empreendimentos que superassem a predatória busca de rentabilidade. Nesse contexto, tem ganhado destaque as chamadas Empresas Sociais (ES), com a promessa de impactos positivos em indicadores de vulnerabilidade social e no meio ambiente, bem como a garantia de lucro para a manutenção do negócio.
Realizar o mapeamento de ES atuantes no estado de Minas Gerais, visando identificar como estão distribuídas nas regiões do estado, destacando suas áreas de impacto e públicos impactados e, consequentemente, as possíveis variáveis que influenciam diretamente ou indiretamente na sua dispersão geográfica. Ao se compreender a dispersão espacial das ES mineiras e os elementos que a impactam, procura-se entender se há uma convergência entre demandas socioambientais e a emergência de ES no contexto regional analisado.
Adotou-se a perspectiva compreensiva sobre ES que coloca como aspecto central de análise a sua relevância para a mitigação da desigualdade social, da pobreza e das vulnerabilidades ambientais. Para isso, utilizou-se das principais abordagens presentes na literatura para uma compreensão crítica sobre a temática, sendo elas: Negócios da Base da Pirâmide (PRAHALAD; HART, 2002), Negócios Sociais (YUNUS, 2006) e Negócios Inclusivos (TEODÓSIO; COMINI, 2012).
Foi realizada coleta em base de dados secundária e análise documental, que permitiram, através da triangulação dos dados e achados, a construção de mapas e figuras capazes de representar a dispersão geográfica de ES em alguns territórios brasileiros, necessários para a análise do contexto mineiro. A mesma triangulação fora responsável pela identificação das atuações e públicos impactados pelas ES. Foram utilizados os softwares “Microsoft Office Excel” e “Microsoft Power BI” para tratamento dos dados, realização das análises de frequências georreferenciadas e triangulação dos resultados.
No que se refere a dispersão geográfica de ES em Minas Gerais, foram localizadas informações relevantes sobre 200 ES, sendo elas fortemente presentes, respectivamente, na região Metropolitana, Sul e Sudoeste e Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Notou-se diferenciação nas atuações das ES presentes em cada região, nas quais se fizeram presentes aquelas voltadas a cidadania, tecnologia verde, educação, meio ambiente, entre outras. A mesma diferenciação se fez presente nos públicos impactados, configurando variação entre empresas dos três setores da economia somado a públicos em vulnerabilidade.
Os resultados demonstram alta concentração de iniciativas em regiões do estado de MG de maior dinamismo econômico e IDH, sendo que variáveis como atratividade e concentração de riqueza em estados limítrofes, estrutura socioeconômica regional e PIB possuem papel importante nesta concentração. Isso demonstra contradições referentes a elementos que seriam primordiais para constituição e disseminação de ES, de acordo as principais vertentes conceituais da literatura, a saber, sua orientação e aproximação em relação às comunidades que são afetadas por problemas sociais e ambientais.
MSWAKA, W., & ALUKO, O. (2015). Corporate governance practices and outcomes in social enterprises in the UK: A case study of South Yorkshire. International journal of public sector management, 28(1), 57-71. PRAHALAD, C. K.; HART, S. L. (2002) The fortune at the Bottom of the Pyramid. Strategy and Business, v.26. TEODÓSIO, A. D. S. S.; COMINI, G. (2012) Inclusive business and poverty: prospects in the Brazilian context. Revista de Administração, v. 47, n. 3, p. 410-421. YUNUS, M.; MOINGEON, B.; LEHMANN-ORTEGA, L. (2009) Building social business models: lessons from the Grameen experience. Paris